Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem 2021 terá aulas, simulados e correções online

 

O Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, será realizado de forma virtual novamente em 2021. Com aulas, simulados e correções online, a iniciativa é desenvolvida Secretaria da Educação (Seduc) e conta com a parceria da Fundação Demócrito Rocha (FDR). O objetivo é mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, projeto também oferece cursos de formação para professores da rede estadual.

O lançamento aconteceu de forma virtual na tarde desta segunda-feira, 24. Ao todo, serão 76 live aulas, além de 20 palestras relacionadas ao projeto “Ampliando Horizontes”, que podem conferir 96 horas de certificações aos participantes. Os alunos poderão obter o certificado pela participação nas live aulas transmitidas por meio do canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) no Youtube.

Além dos conteúdos ofertados, o projeto busca fazer o acompanhamento do aluno desde a etapa de inscrição e solicitação de isenção, passando pelo suporte no dia da prova até a inscrição nos editais de ingresso.


"Não é fácil. A escola é um espaço de vida, de encontro de sonhos. Deixar, na adolescência, tudo isso para ficar em casa com aulas remotas é difícil", destaca Eliana Nunes Estrela, secretária da Educação do Estado do Ceará, sobre o atual momento de ensino remoto.

"O Enem não é apenas aquele dia. Para o Ceará, o Enem é rotina, faz parte da escola, do chão da sala de aula. Desde o ingresso na escola, com o estímulo, o desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas, até o transporte e animação dos professores", afirma.
 
Conteúdos

O projeto inclui ainda a disponibilização de 300 aulas gravadas com os temas e as competências mais cobradas nos últimos 10 anos de Enem, disponibilizadas no canal da FDR no Youtube, na rádio CBN AM 1010 e nas emissoras de televisão Canal FDR, TV Ceará e TV Assembleia.

"A FDR está com toda uma plataforma aberta para vocês. Vamos simular laboratório de redação com correções completamente online, temos aplicação de simulados, aulas, cursos de redação específicos para o Enem, resolução comentada das provas do Enem de 2016 até agora", explica Emanuela Fernandes, analista de projetos da FDR.

Para obter o certificado, o estudante deverá fazer cadastro no Sistema de Inscrição e Certificação (SIC-CED), por meio do Portal Aluno Online, e registrar frequência para cada aula de que participar. Caso o aluno não consiga acompanhar as aulas ao vivo, ele pode acessar o conteúdo no repositório de vídeos no canal, assisti-las e clicar no link do formulário de frequência.

O projeto conta com o Simulado Enem Mix, que oferece aos estudantes uma ferramenta para exercitar a prova em dois simulados nos meses de junho e setembro. Será disponibilizada uma coletânea de materiais com sete cadernos de preparação para redação e dois cadernos de provas Enem 2019 e 2020. Além disso, o concurso Redação Enem Chego Junto Chego a Mil vai premiar as melhores produções com smartphones e notebooks.

Outra novidade desta edição é a promoção de cursos de formação para professores da rede estadual, produzidos pela FDR. O foco do conteúdo será o desenvolvimento de habilidades de ensino e produção de conteúdo na Internet, com carga horária de 40h e certificação. O Curso Sala de Aula Digital oferecerá 1.000 vagas. Em outra via, o curso de Redação do Enem contará com exercícios e prática de correção de textos, com carga horária de 60h e certificação.

Experiência

"Me sinto grata por ter o direito à educação. Que vocês abracem todas e quaisquer oportunidades que aparecerem. Os aulões nos ajudam a compreender como funciona a prova. Vamos chegar com uma preparação mil vezes melhor do que agora", compartilhou Laura Rodrigues Batista, estudante da 3ª série do EEMTI Alda Ferrer Augusto Dutra. A aluna frisou que é importante reconhecer a realidade e os empecilhos de cada um para adequar o estudo dos conteúdos.

Etapas do acompanhamento do aluno

Documentação: articulação das escolas junto aos estudantes, no sentido de providenciar os documentos necessários para a isenção da taxa e a inscrição (CPF e RG);

Isenção da taxa: mobilização da rede estadual com o objetivo de garantir que 100% dos estudantes solicitem e obtenham a isenção da taxa de inscrição;

Inscrição: dar apoio no processo de inscrição a todos os alunos aptos a fazer o Exame;

Motivação: promove acompanhamento ao estudante durante o processo de escolha acerca da continuidade dos estudos após a conclusão do Ensino Médio, orientando no que for necessário;

Preparação: busca construir uma agenda qualificada para que o estudante receba subsídios para potencializar seus estudos, agregando conhecimento e fortalecendo a autoconfiança para um bom desempenho nas provas do Enem;

#Enemvou2dias: os alunos são incentivados a participar dos dois dias de prova, com transporte e deslocamento garantidos, além de pontos de apoio para a distribuição de canetas, água e lanches;

Ingresso nas instituições de Ensino Superior: após a publicação dos resultados do Enem, são lançados os editais referentes aos processos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste momento, os estudantes recebem o apoio necessário para inscreverem-se nos editais.

Fonte: OPovo



Postar um comentário

0 Comentários