Participação de Sergio Moro em evento de Direito gera protestos e ex-juiz é vetado

 

O ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sergio Moro, convidado a participar do III Encontro Virtual do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito do Brasil (Conpedi) foi excluído da lista de palestrantes do evento. Moro coordenaria o painel "O Papel do Setor Privado em Políticas Anticorrupção e de Integridade", na próxima sexta-feira, 25, mas sua presença gerou reação de professores que iniciaram movimento pelo boicote ao evento.

Após a repercussão negativa, os organizadores divulgaram uma nota de atualização da programação. Em um texto, os professores disseram que a organização do encontro atribuiria "àquele que encarna o que há de mais desprezível nas violações da Constituição, a coordenação de uma atividade para que defenda métodos e pressupostos ideológicos" A informação é da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Nas redes sociais, o professor Ricardo Lodi, da pós-graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), considerou “desrespeito a todos os pesquisadores em Direito do Brasil” a realização do painel coordenado por Moro “que desacreditou esforços do sistema de Justiça no combate à corrupção, a partir de uma atuação reconhecidamente parcial", escreveu em referência ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou Moro suspeito pela atuação no julgamento do ex-presidente Lula, no caso do tríplex.

Em nota, a organização do Conpendi disse que "em virtude da repercussão gerada em torno da programação do III Encontro Virtual do CONPEDI, a entidade, em comum acordo com seu parceiro institucional, resolve por atualizar a programação das atividades atendendo as manifestações expressas nas redes sociais da entidade".
Fonte: OPovo.



Postar um comentário

0 Comentários