Dois novos casos da variante Delta no Ceará são confirmados; total chega a seis

 
O número de casos confirmados da variante Delta do novo coronavírus no Ceará chegou a seis. Mais dois casos de passageiros que vieram do Rio de Janeiro no último dia 23 de julho foram divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (3).

Os infectados são uma jovem de 22 anos, moradora de Jaguaretama e um de 20, residente em Ipueiras. Eles vieram em voos diferentes e testaram positivo para Covid-19 em teste rápido no Centro de Testagem do Aeroporto de Fortaleza.

Confirmação dos casos foi feita pela Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará nessa segunda-feira (2).

Outros quatro casos da variante Delta, originária na índia, haviam sido confirmados no Estado na última quinta-feira (29), em três mulheres e um homem, com idades entre 22 e 26 anos, que também vieram do Rio de Janeiro, entre 19 e 21 de julho.

Todos, inclusive os divulgados nesta terça-feira, foram instruídos a realizar quarentena de 10 a 14 dias.

A Sesa convoca passageiros e tripulantes dos seguintes voos para serem testados:
Voo GOL 2021 de 23/7/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza
Voo LATAM 3013 de 23/7/2021 – Rio de Janeiro → Guarulhos → Fortaleza

De acordo com a pasta, mesmo que os testes sejam negativos, a autoquarentena de 14 dias é recomendada a todos que estiveram nestes voos.

MONITORAMENTO

O contato de tripulantes e passageiros deve ser feito ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/CE) pelos números (85) 98724-0455 / 98438-0480 (das 9h às 17 horas).

Passageiros podem comparecer, munidos de cartão de embarque e documento com foto, para realizar exame RT-PCR no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que está em posse das listas dos viajantes.

Viajantes confirmado com a variante delta e outras cepas foram "devidamente notificados" e são "monitorados ativamente" pela Vigilância Epidemiológica tanto da Sesa quanto das respectivas Secretarias Municipais de Saúde.

Novas coletas para medição da carga viral, potencial De transmissão e estudo de anticorpos serão feitas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi notificada e está contribuindo com facilitação de informações. Fonte: DN





Postar um comentário

0 Comentários