Parlamentares reagem a anúncio de exibição de blindados militares nesta terça-feira em Brasília


Deputados e senadores reagiram nesta segunda-feira (9) ao anúncio de que as Forças Armadas exibirão nesta terça (10) veículos blindados e armamentos em um ato com o presidente
Jair Bolsonaro e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto.

Segundo a Marinha, o objetivo da exibição é convidar Bolsonaro a participar de um treinamento de militares das três forças (mais Exército e Aeronáutica) no próximo dia 16 em Formosa (GO).

A exibição acontecerá no mesmo dia em que está prevista, na Câmara dos Deputados, a análise da PEC que prevê a adoção do voto impresso, já julgado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro tem dito que, se não houver voto impresso, pode não haver eleições em 2022, tese já rechaçada pelos chefes dos demais poderes.

Deputados e senadores interpretaram o ato como provocação e tentativa de intimidação.

A assessoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) informou que ele e a deputada Tabata Amaral (sem partido-SP) entraram com uma ação na Justiça a fim de proibir a exibição militar.

"É um absurdo gastar recursos públicos em uma exibição vazia de poderio militar. As Forças Armadas, instituições de Estado, não precisam disso. Os brasileiros, sofrendo com as consequências da pandemia, também não precisam. O Brasil não é um brinquedo à disposição de lunáticos", afirmou Alessandro Vieira em nota divulgada pela assessoria.


Vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM) afirmou em uma rede social não querer crer que a exibição militar seja uma "tentativa de intimidação" por parte de Bolsonaro.

"Sobre essa história de tanques nas ruas, não quero crer que isso seja uma tentativa de intimidação da Câmara dos Deputados mas, se for, aprenderão a lição de que um Parlamento independente e ciente das suas responsabilidades constitucionais é mais forte que tanques nas ruas", escreveu.

Em rede social, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que "colocar tanques na rua" é demonstração de "covardia". "Os tanques não são seus, pertencem à Nação. Quer tentar golpe sr. @jairbolsonaro? É o crime que falta para lhe colocarmos na cadeia", publicou.

Diante do anúncio de que haverá a exibição nesta terça, o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) informou que organizará um ato de parlamentares no Congresso a favor da democracia.

"Estou organizando um ato amanhã em repúdio à tentativa do presidente de intimidar o parlamento com tanques, reuniremos um grupo de deputados na rampa do congresso com cartazes em defesa da democracia", afirmou.

Operação Formosa

Segundo a Marinha, o treinamento militar Operação Formosa acontecerá no próximo dia 16, em Formosa (GO). O comboio saiu do Rio de Janeiro e passará por Brasília nesta terça.


Ainda conforme a Marinha, é a primeira vez que militares do Exército e da Aeronáutica também participarão do treinamento.

"Este ano, a Operação Formosa envolverá mais de 2.500 militares, da Marinha, do Exército e da Força Aérea, que simularão uma operação anfíbia, considerada a mais complexa das ações militares, empregando mais de 150 diferentes meios, entre aeronaves, carros de combate, veículos blindados e anfíbios, de artilharia e lançadores de mísseis e foguetes. Foram transportadas 1.500 toneladas de equipamentos do Rio de Janeiro para Brasília", acrescentou a Marinha.Fonte G1



Postar um comentário

0 Comentários