Fórum discutirá regionalização da segurança pública no Cariri Oeste.


O crescimento dos índices de violência no Cariri motiva a realização do primeiro Fórum Regional de Segurança Pública da região, especificamente do Cariri Oeste, a ser realizado no próximo dia 13 de setembro. O evento contará com as participações de deputados estaduais, como o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), do secretário de Segurança Pública do Ceará, Sandro Caron, e representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense. A iniciativa partiu das câmaras municipais de sete municípios: Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Potengi, Salitre e Tarrafas, que integram consórcios de saúde e para destinação de resíduos sólidos.

As sete cidades têm em comum a subordinação das atividades policiais à Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato, um dos pontos a serem tratados como gargalos da área na região. “Quando se precisa, principalmente aos finais de semana, de alguma ocorrência urgente, as guarnições da Polícia Militar saem para a ocorrência e deixam as cidades descobertas de policiamento”, comenta o vereador Silvio Pinto (PT), de Salitre. Ele detalha que o primeiro objetivo do encontro é transformar a delegacia municipal de Campos Sales em uma delegacia regional. “Porque tem toda uma estrutura para atender melhor esses serviços de atendimento e ocorrência”, acrescenta. Silvio menciona, ainda, que o efetivo policial nas cidades é outro ponto a ser tratado. “Municípios como Salitre e Araripe, que têm 20 mil e 23 mil habitantes, têm quatro policiais. Então, não há condição de a polícia fazer um bom serviço”.

As ações também se estendem para os trabalhos desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros e Perícia Forense, serviços estes centralizados em Juazeiro do Norte. “Já tiveram casos de, quando falece uma pessoa, ficar 13 horas esperando no chão com a família olhando, num acidente e num homicídio. São coisas que precisamos tratar, porque se juntar os 10 municípios do Cariri Oeste, temos mais de 220 mil habitantes. Então, temos que primar e cuidar da questão da segurança nessa região”, conclui Silvio Pinto, citando que a articulação, atualmente, mantém contato com os prefeitos dos municípios mencionados.

O presidente da Câmara de Potengi, Ailton Leite (PSOL), considera o tráfico de drogas e crimes violentos como principais fatores para o aumento da violência na região. “Porém, entendemos que os principais gargalos a serem combatidos não estão diretamente ligados à violência em si, mas na prevenção, criando formas de ocupar a juventude com atrativos educacionais, esportivos e de incentivo ao trabalho”. Jornal do Cariri





Postar um comentário

0 Comentários