POTENGI CE. Município completa 64 anos de emancipação politica


Com queima de fogos, o município de Potengi completou 64 anos de emancipação política neste sábado, 04 de setembro. Em solenidade, o prefeito Edson Veriato inaugurou a galeria dos ex-prefeitos municipais, uma homenagem para a construção política do local, no prédio da Prefeitura Municipal.

A Missa do Vaqueiro aconteceu nesta sexta-feira (03), e contou com a presença do Deputado Estadual, Fernando Santana (PT), que seguiu em cavalgada ao lado do prefeito Edson Veriato, juntamente dos vaqueiros do município. Na ocasião, o deputado declarou estar à disposição para o município e a articulação da estrutura do projeto para ampliar a Feira do Gado.

A Live Festiva dos Artistas da Terra foi realizada de forma voluntária, desde a estrutura do local aos artistas que se apresentaram. Diante da crise econômica enfrentada pela Prefeitura de Potengi, os artistas locais transformaram a comemoração fazendo parte da história.

Por conta da pandemia de Covid-19, a semana de celebração aconteceu no modelo virtual, de 01 a 04 de setembro, com eventos com a quantidade de pessoas reduzida, seguindo os decretos de vigência municipal e estadual.

"Infelizmente estamos vivendo em uma pandemia que não nos permite fazer a semana do município como gostaríamos, mas aproveitamos com todo empenho de nossos secretários. Vamos sempre fortalecer a cultura viva de nossa cidade, convido todos os Potengienses a fazerem parte dessa história. Convido todos para que possam contribuir com o desenvolvimento de nosso Potengi. Fomos eleitos para trabalhar para o povo, e de fato estamos trabalhando pelo povo", afirma o prefeito Edson Veriato.

"A nome de nossa semana do município é "você faz parte dessa história", nada mais justo que chamar nosso próprio povo para comemorar nossa emancipação política", completa.

Com a abertura dos festejos, a primeira palestra foi através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em debate sobre o Setembro Amarelo, com os alunos da Rede Estadual de Ensino. 

Foram realizadas visitas nos três museus orgânicos de Potengia. A visita ao Museu dos Pássaros, no Sítio Pau Preto,foi recepcionada pelo mestre dos pássaros, Jefferson Bob, e sua mãe Ivete Guedes. O município disponibilizou um transporte com 10 alunos do Infantil II, que estiveram acompanhados dos professores. No sítio Sassaré, foi realizada a visita ao Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, do Reisado de Caretas/Reisado de Couro. No centro do município, foi realizada a visita ao Museu do mestre Françuli.

O Departamento de Esportes de Potengi também realizou o primeiro Pedala Potengi, um desafio entre os ciclistas, com objetivo de estimular o movimento e a saúde física. Na oportunidade, foi realizado um sorteio de uma bicicleta, que foi entregue pelo prefeito Edson Veriato.

O Cinema nas Comunidades também foi uma ação para incluir a juventude das zonas rurais do município. Realizado pela Secretaria de Assistência Social, o cinema aconteceu nas comunidades de Barreiros, Caracarás, Alecrim, Baraúnas e Escondido.

A Secretaria Municipal de Educação realizou a hmenagem aos 64 anos de Potengi, com amostra de experiências exitosas e artísticas das escolas municipais, reproduzida através do canal no YouTube da Prefeitura de Potengi. O evento contou com a apresentação e representação de todas as escolas públicas e privadas de Potengi.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou a Feira da Agricultura Familiar. Na oportunidade, foi entregue mudas de plantas para um desenvolvimento sustentável no município. 

Fonte ASCOM






Postar um comentário

0 Comentários