A maioria das situações ocorre por meio de ligação telefônica aos
segurados ou envio de mensagens por e-mail. Além de dados pessoais, os
estelionatários também pedem a transferência de dinheiro para a liberação de
supostos benefícios.
Segundo o INSS, em um desses golpes os criminosos têm se passado
por integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) visando pedir a
transferência de dinheiro para liberar supostos valores de benefícios
atrasados.
Eles ligam para o segurado argumentando que ele teria direito a
receber valores atrasados de valores pagos pela Previdência Social. Para a
liberação do dinheiro, é solicitado que os segurados informem dados pessoais,
além de efetuar o depósito de determinada quantia em uma conta bancária.
Falsa revisão de benefício
Outra prática fraudulenta aplicada é a da falsa revisão de
benefício. Nesse tipo de golpe, os estelionatários abordam os segurados e
afirmam que teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de
benefícios concedidos em governos anteriores. Também é solicitada a
transferência de dinheiro para outra conta para a revisão fraudulenta.
Segundo a Previdência, todas as revisões de benefícios são
baseadas na legislação e os segurados não precisam fazer nenhum pagamento para
ter direito.
Outro tipo de situação é a da falsa auditoria geral da
Previdência. Nessa modalidade, os criminosos enviam documentos a segurados
convocando para uma Chamada para Resgate.
“Segundo o documento, os segurados teriam direito a resgaste de
valores devidos a participantes de carteiras de pecúlio que teriam sido
descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar”, informou a
Previdência Social.
Acrescentou que ela não pede dados pessoais dos seus segurados por
e-mail ou telefone e alerta para que ninguém disponibilize esse tipo de
informação. O INSS esclareceu que não realiza nenhuma forma de cobrança para
prestar o atendimento, nem serviços.
Ainda de acordo com a Previdência, a principal recomendação para
os segurados é que não forneçam dados pessoais, não utilizem intermediários
para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer
quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.
Caso a pessoa tenha sido vítima de algum tipo de golpe, deve
procurar a Ouvidoria e também registrar boletim de ocorrência numa delegacia da
polícia civil.
As informações são da Agência Brasil
0 Comentários