Atleta Saboeirense Disputará Título Mundial de Muay Tai na Tailândia By


Menino nascido numa família pobre, filho de agricultores, em Saboeiro, no sertão dos Inhamuns cearense.  Ele é Sérgio Manera, 26 anos, lutador e atleta de Muay Thai, que deverá disputar o título de Campeão Mundial em campeonato internacional na Tailândia. O Muay Thai é também conhecido como Boxe Tailandês.

Seu nome verdadeiro é Antônio Sérgio de Sousa Silva. É filho de Antonio Francisco Pereira da Silva (Antonio da Loura) e de Antonia Pereira de Souza (In memoriam). O menino que cresceu na zona periférica da pequena Saboeiro e ajudava o pai na roça, saiu daquela cidade aos 17 anos, com destino a Fortaleza, em busca do desconhecido, já consciente que deveria ir em busca de oportunidades, aprendizado e trabalho, coisas que sua cidade não oferecia.

O encontro com o Muay Thai

Seu primeiro contato com o Muay Thai aconteceu nos primeiros meses após sua chegada na capital cearense. Um amigo o convidou para conhecer a academia onde treinava e logo os olhos do menino se acenderam, pois se apaixonou imediatamente pelo esporte. Pelo grande interesse que demonstrou, porém sem que seu pai tivesse condições de lhe pagar a academia, Sérgio encontrou no seu primeiro treinador, o Kru (professor) Tarcísio Amorim, o seu maior incentivador, que lhe concedeu uma bolsa para poder custear suas aulas de Muay Thai. O experiente professor e lutador cearense de imediato reconheceu que estava diante de um jovem com futuro promissor. Ele se tornava oficialmente membro da equipe MTB (Muay Thai Boran) da academia Hora do Thay

Foco, garra, disciplina e determinação marcam então a trajetória vitoriosa de Sérgio. Foi seu mestre Tarcísio que lhe indicou o nome profissional de Sérgio Manera, que nasceu da constante brincadeira, ao dizer: “Sérgio, manera”, ao incansável rapaz, visto que o jovem tinha uma acentuada fome de treino, sempre indo muito além do que o mestre determinava. Assim, por esse constante pedido para que ele manerasse nos treinos, nasceu o atleta e lutador “Sérgio Manera”, que já elenca importantes títulos na sua caminhada e poderá, em breve, carregar o título de campeão mundial de Muay Thai.

Até hoje Sérgio participou de oito lutas, e acumula sete vitórias por nocaute e uma por decisão técnica. Dentre as conquistas do lutador, estão: Campeão Norte/Nordeste em 2017; Campeão do Evento Big Fight em 2018; Campeão Brasileiro 2019 (Natal/RN); Campeão Big Fight novamente em 2020; Campeão no evento União Fight em 2020.


A mudança para Bertioga/SP

Atualmente, Sérgio Manera mora em Bertioga/SP, para onde migrou há oito meses, em busca de aperfeiçoar sua arte. Agora ele tem como mestre, o professor e também lutador, ex-campeão mundial de Muay Thai, Osório Oliveira, e faz parte da equipe da equipe Guerreiro Thaor. Ele trabalha na área da construção civil, como pintor. Tem uma rotina dura. Diariamente, trabalha das 7 às 17 horas, e treina das 19 às 22 horas. Antes do treino ele faz um aquecimento correndo.

A chance de se tornar campeão mundial

Ano passado veio o convite para participar do campeonato mundial da Tailândia, mas a pandemia inviabilizou a participação do atleta, porém, Manera foi novamente convidado a participar da disputa na próxima edição do campeonato, que ocorrerá nos dias 11 a 17 de março de 2022. Os convites foram feitos por um dos seus maiores ídolos, o Mestre Arjan Fabiano Kruschewsky, o primeiro brasileiro formado e graduado Arjan (mestre) na Tailândia e presidente da MTB - Muay Thai Boran Brazil . Ele também é o primeiro ocidental autorizado pelo governo tailandês a dar aulas em escolas da Tailândia. Ele é um dos organizadores  e integra o time de arbitragem classe C (ou amadora) do Campeonato Mundial de Muay Thai, na Tailândia. O Arjan, é referência mundial do Muay Thai Boran, modalidade praticada por Sérgio Manera, e um dos maiores estudiosos da arte marcial tailandesa. Ele é também membro diretor da WMBF (World Muay Boran Federation) e o brasileiro mais graduado pela Kru Muaythai Association. O brasileiro mora atualmente em Portugal, e é presidente da Confederação Portuguesa de Muay Thai. Ter, portanto, o reconhecimento do Arjan Fabiano de sua aptidão a participar de tão importante campeonato é um forte incentivo para Manera lutar para tornar o sonho possível.

A visão do atual treinador

Após sua chegada em Bertioga, Sérgio Manera passou a ser treinado por outra referência do Muay Thai, o Kru Osório Oliveira, que não esconde a admiração e a satisfação com o desempenho do jovem. Em depoimento exclusivo para o portal Ceará da Gente, o professor de Sérgio declarou:

O Sérgio se entrosou muito rápido com a equipe, logo ganhando a confiança e a amizade de todos. É um atleta completo. Ele reúne todos os requisitos que um atleta completo precisa ter: humildade, dedicação e disciplina. Dessa forma, ele tem diante de si um caminho bem grande, bem longo. Aproveito para agradecer ao mestre dele no Ceará, que já deixou ele pronto. Daqui pra frente é entrar nos campeonatos forte, e ser campeão do máximo possível, que a gente consegue, em 2022, se Deus quiser, ser campeão mundial na Tailândia.”

Recentemente, em entrevista na Rádio Praia FM, de Bertioga, Osório fez questão de acentuar que o Sérgio é aquele atleta que sempre realiza mais do que se pede, sempre treina mais tempo, sempre o surpreende fazendo atividade física nas horas de folga, evidenciando que ele é extremamente focado nos seus objetivos. “O Sérgio tá preparado”, destacou.

Outro desafio


Em meio aos preparativos para o campeonato na Tailândia, Sérgio Manera terá uma luta, pela categoria 75 kg, que acontecerá no próximo dia 20 de novembro, no campeonato Jab Direto, seletiva MTB em São Paulo.

Planos e sonhos pro futuro

O jovem lutador de Muay Tai tem um sonho. Voltar à sua terra natal, Saboeiro, e implementar um projeto com essa arte marcial naquela cidade, com jovens carentes. “Eu tenho um amor muito grande por Saboeiro, é uma terra de gente simples, onde todo mundo se abraça. Mas sei o quanto a juventude é desassistida, e as oportunidades são escassas. Tantos jovens sem emprego, entregue ao consumo de álcool e drogas, alguns escravos do tráfico, e isso me deixa triste. Talvez se eu não tivesse saído de Saboeiro eu tivesse entrado em caminhos tortos, como muitos dos amigos que deixei lá. O esporte tem essa capacidade de transformar vidas, e eu sonho em levar o Muay Tai pra transformar vidas na no meu pequeno Saboeiro.”

O segredo

Acompanhando a história de Sérgio Manera, atentando para as entrelinhas de tudo que apuramos e ouvimos sobre ele e do próprio Sérgio, nos oferece uma vasta imagem do quem ele é, de seus valores, suas qualidades, e enxergar exatamente o que falou seu atual treinador: o longo e bem sucedido caminho que Sérgio tem à sua frente. O segredo provavelmente esteja na sua simplicidade, humildade e determinação. Extremamente focado em suas metas, disciplinado e carismático. Tudo isso já faz dele um vencedor, e o torna referência, especialmente para a juventude das comunidades carentes como a que Sérgio cresceu.

Sérgio Manera expressa com muita clareza sua gratidão a Deus e as pessoas que fizeram ou fazem parte de tudo que ele vem alcançando. Percebe-se que ele tem confiança em si mesmo, sem perder a humildade. “Deus só bota coisas boas na minha vida”, disse ele.

Em entrevista na Rádio Praia FM, Sérgio evidenciou que cada treino é um desafio de superação, e explicou porque sempre ia além: “Eu mesmo faço questão de me testar. Trabalho o dia todo, e nas horas vagas tem meus treinos que eu não perco por nada. Se o treino é de uma hora, eu tento treinar duas, três. Minha grande meta é o campeonato da Tailândia”.

Para Sérgio, alcançar sua meta será uma vitória que fará questão de compartilhar com as equipes que integrou, com seu ídolo Arjan Fabiano, e seus mestres, os Krus Tarcísio Amorim e Wendel Nobre, que me iniciaram no Muhay Thai em Fortaleza, e o Kru Osório Oliveira, que tem sido também, conforme Sérgio declarou, um grande incentivador, parceiro, amigo e excelente professor.

Necessidade de ajuda

Para alcançar o sonho, o jovem cearense precisa da ajuda de patrocinadores. Para ir a Bangkok, capital tailandesa onde acontece o mais importante evento mundial de Muay Thai, cada atleta deverá arcar com suas próprias despesas, como: passagens aéreas, hospedagem, inscrição da competição, alimentação e seus gastos pessoais. Sérgio precisará permanecer na Tailândia por cerca de trinta dias, pois é necessário um período de adaptação às diferenças dentre elas fuso horário, condições climáticas, culinária, entre outras, pois é um fator importante para o desempenho dos atletas na competição.

Como ajudar

Interessados podem contribuir fazendo doações através da chave Pix (número de telefone) 13 997469627.


 Galeria de Fotos

  

A avó Loura- A inspiração


O pai- A maior referência 


A mãe- A maior saudade



Campeão do Evento União Fight 2020



Campeão Brasileiro- Natal, 2019





Campeão do Evento Big Fight 2018


Campeão do Evento Big Fight 2020


Reportagem Especial

Aécia Leal

Postar um comentário

0 Comentários