Bloco de pré-carnaval ensaia com expectativa da volta das festividades em 2022 em Fortaleza

 
Ainda não há confirmação para as festas de carnaval em 2022 no Ceará, mas já tem bloco otimista para o pré-carnaval em Fortaleza. O Unidos da Cachorra, um dos blocos mais tradicionais da capital, está se preparando mesmo sem a confirmação do evento devido a pandemia de Covid-19.

Os organizadores do bloco disseram que todos os participantes, durante os ensaios, usam máscaras de proteção contra a Covid-19, já tomaram a segunda dose da vacina contra o coronavírus ou a dose única da Janssen, e mantém o distanciamento essencial.

A Secretaria de Planejamento e Gestão informou, em nota, que os ensaios não estão proibidos e que eles acabam sendo um evento social fechado, que podem acontecer se as regras do decreto estadual forem cumpridas.

Queda de mortes

O Ceará apresenta uma constante queda nos números de mortes e casos da Covid-19, conforme o avanço da vacinação contra a doença no estado.

O mês de outubro foi o menor com número de mortes registradas por Covid-19 no Ceará desde o início da pandemia, com 52 óbitos contabilizados pela doença, conforme levantamento do g1 com dados desta segunda-feira (1º) da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

No pico da pandemia, o estado chegou a registrar 4.115 mortes pelo novo coronavírus, em abril de 2020. Quando houve os primeiros registros da doença, em março do mesmo ano, 897 pessoas morreram pela doença.

Em 2021, o mês de abril foi o que mais registrou mortes por Covid-19, com 3.813 óbitos. Nos meses seguintes, com a campanha de imunização, esse número caiu gradativamente.

Em comparação com setembro, quando 93 óbitos por Covid foram registrados, outubro apresentou uma queda percentual de 44% nos registros de óbitos. Já em relação a outubro de 2020, a queda percentual nos registros de mortes pela doença foi de 85,3%.

Eventos no Ceará

Também devido aos baixos números da pandemia registrados atualmente no estado, o novo decreto de reabertura econômica do Ceará ampliou a capacidade de público nos eventos do estado. A publicação no Diário Oficial também estabelece que a partir de 16 de dezembro os eventos sociais em locais abertos poderão receber até 5 mil pessoas.

O decreto destaca que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) acompanhará e avaliará o cenário epidemiológico e assistencial em cada fase, para só a partir daí, verificando a possibilidade, autorizar, de forma segura, a continuidade do processo de ampliação da capacidade dos eventos

A participação de maiores de 12 anos nos eventos sociais vai depender da comprovação da conclusão do esquema vacinal, com a aplicação das duas doses da vacina ou da dose única, se for o caso.

Os locais onde realizados os eventos poderão contar com pista de dança, desde que seja em espaço reservado, acessível apenas por maiores de 12 anos, com esquema vacinal completo, e que estejam utilizando máscara.

Fonte: G1






Postar um comentário

0 Comentários