Presidente da Câmara expulsa radialista que transmitia sessão da Casa Legislativa


Na última segunda-feira (10/01), mais um caso de censura contra um profissional da imprensa foi registrado no Ceará. O caso ocorreu no município de Barroquinha, a 400km de Fortaleza. A vítima foi Pedro Laurindo, da rádio Bitupitá FM, que foi expulso da sessão da Câmara Municipal pela vereadora Cleria Bento, presidente da Casa.

De acordo com o comunicador, embora as sessões sejam transmitidas pelas redes sociais oficiais da Câmara Municipal, a emissora ( que é componente da rede ANC) retransmite o sinal para aproximar a população do conteúdo e dos seus representantes. A cobertura do último trabalho, no entanto, trouxe o que o profissional definiu como desrespeito ao profissional da comunicação. 

Segundo o radialista, Cleria não se atentou ao momento em que a sessão passou a ser transmitida e iniciou uma discussão acalorada com uma pessoa que estava presente no plenário. Ao perceber que a situação estava sendo gravada, realizou uma abordagem desequilibrada à equipe da rádio local e exigiu que os componentes se retirassem da sessão.

Após essas exigências, Cleria conduziu o comunicador a uma sala reservada. Juntamente com um advogado, a presidente da Câmara Municipal obrigou o radialista a deletar o material gravado e proibiu os profissionais da rádio Bitupitá de comparecer às futuras sessões, conforme revela Pedro Laurindo. “A partir do momento em que os vereadores foram ao plenário para votar os projetos, iniciamos a transmissão ao vivo para os ouvintes. Nisso, a presidente estava discutindo, se alterou, e disse que não aceitaria que a transmissão fosse feita”, relata.

Em contato com a Câmara Municipal, a Secretaria da Casa se resumiu a responder que a parte gravada, que resultou em todo o momento polêmico, não fazia parte da sessão, mas de conversas dos bastidores. Questionada sobre a postura de Cleria, a Secretaria informou que apenas a vereadora poderia esclarecer suas atitudes frente ao caso. O “A Notícia do Ceará” solicitou contato com a presidente da Câmara Municipal, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. 

Histórico

Esta não é a primeira vez em que comunicadores cearenses são censurados ou são alvos de tentativa de censura. Dois exemplos recentes também ocorreram no interior do Estado. Em maio de 2021, em Assaré, um grupo de adolescentes passou a ameaçar o jornalista Jocélio Leite após o comunicador denunciar atos de perturbação à ordem pública.

Também no ano passado, mas no mês de dezembro, o radialista Ilton Santos, do município de Morrinhos, sofreu uma tentativa de assassinato após denunciar os descasos políticos da cidade em seu programa de rádio. Fonte ANC.




Postar um comentário

0 Comentários