Águas do São Francisco são liberadas do CAC para o açude Castanhão e vão ajudar na segurança hídrica da Região Metropolitana


A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), através da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), liberou, na manhã desta quarta-feira (9), a passagem das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o Açude Castanhão. A liberação aconteceu com a abertura da comporta do Km 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), localizada no município de Missão Velha.

Com o acionamento da comporta, as águas percorrerão um total de 300km até o açude Castanhão passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. A previsão é que o desague no Castanhão aconteça em até 20 dias, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses. A transferência de água representará um aumento na garantia hídrica humana da Região Metropolitana de Fortaleza, além da melhora na oferta de água para a atividade produtiva rural do Vale do Jaguaribe.

Com uma boa pré-estação e com a quadra chuvosa vigente, as calhas dos rios estão úmidas e com algum fluxo natural o que vai diminuir as perdas por infiltração, evaporação e por retiradas ilegais. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, a transferência de água durante o primeiro semestre é uma estratégia da gestão hídrica para obter melhores resultados. “O volume líquido de transferência que chegará ao Castanhão sempre será maior no período chuvoso”, garante.

Agenda e visita ao CAC

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) João Lúcio Farias e o superintendente de Obras Hidráulicas do Ceará, Yuri Castro, estarão na região do Cariri nesta quinta-feira (10) para inaugurar a adutora de Caririaçu e acompanhar a liberação das águas do Cinturão das Águas para o Açude Castanhão.






Postar um comentário

0 Comentários