DEPUTADO JOSÉ AIRTON RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO PACAJUENSE


O deputado federal José Airton (PT-CE) receberá, nesta quinta-feira, dia 31, o título de cidadão pacajuense. A honraria será concedida pelo vereador Reginaldo Firmino Bento (DEM), com a aprovação de outros parlamentares do município.

"Sinto-me muito honrado por receber o título de Cidadão Pacajuense, nessa terra tão importante para o Ceará. Neste ano, completei 65 anos de idade e 40 anos de vida pública. Tenho orgulho da minha história e trajetória de luta pelo povo cearense, sempre com honestidade e lealdade. Só tenho a agradecer", frisou o deputado federal José Airton. 

Serviço

Data: 31 de março de 2022

Horário: 18h30

Local: Câmara Municipal de Pacajus

(Rua Raimundo Costa, 553. Centro)

Biografia do homenageado

José Airton Félix Cirilo da Silva é advogado e engenheiro civil, com mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi eleito para o quarto mandato de deputado federal pelo PT do Ceará nas eleições de 2018. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Ceará, vereador de Aracati (CE), primeiro prefeito de Icapuí (CE), tendo exercido dois mandatos, e também vereador de Fortaleza (CE).

Começou sua militância política na universidade, participando e sendo presidente e vice-presidente respectivamente do Centro Acadêmico Unificado das Engenharias, Civil, Mecânica e Elétrica. Participou da Pastoral Universitária, tendo lá contribuído para a fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980, atuando junto ao ex-presidente Lula desde os primórdios do partido.

Os excelentes resultados das gestões em Icapuí (município que ajudou a emancipar), uma das primeiras cidades administrada pelo PT no Brasil, o levaram a concorrer ao governo do estado duas vezes. Na segunda vez, em 2002, agrupou importantes aliados, numa campanha jamais vista na história do Ceará, levou a disputa para o segundo turno, fato inédito no estado, mas acabou não eleito por uma diferença de 3.047 votos.

Foi diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Como deputado federal foi relator da Lei da Pesca e da Criação do Ministério da Pesca e Aquicultura e presidente da Comissão Mista Especial do Congresso Nacional para apreciar a chamada de MP da Seca. Atua em prol da criação da Zona Franca no Semiárido Nordestino, é municipalista e suas principais áreas de atuação são educação, social, infraestrutura, turismo, sendo um grande aliado e defensor das causas trabalhistas. 




Postar um comentário

0 Comentários