JOSÉ AIRTON SOLICITA AUDIÊNCIA JUNTO AO STF, PARA TRATAR SOBRE O LITÍGIO DAS TERRAS ENTRE O CEARÁ E O PIAUÍ


Diante do impasse secular envolvendo o território que atualmente corresponde a 13 cidades cearenses na Serra da Ibiapaba, o deputado federal José Airton (PT-CE) solicitou ao coordenador da bancada cearense, o deputado federal Júnior Mano (PL-CE), uma audiência com a Ministra Carmén Lúcia para tratar sobre o litígio das terras entre o Ceará e o Piauí.

No documento, José Airton reforça que uma eventual perda desse território causaria ao Ceará um prejuízo irreparável. "O Piauí reclama para si um território que equivale a cerca de 1,9% do território cearense, onde atualmente vivem 244 mil pessoas. Dos 13 municípios envolvidos, seis podem passar a ser piauienses e sete podem perder parte de sua atual extensão territorial", descreveu na solicitação.

Os municípios cearenses envolvidos na disputa, que podem perder parte do seu território, são: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús.

Em 2021, a possibilidade de uma nova perícia foi anunciada para o primeiro semestre de 2022. No entanto, em abril deste ano, o Exército Brasileiro informou ao STF que os recursos pagos pelo Piauí para a realização do novo estudo não foi pago aos militares por questões de regras orçamentárias.

Na semana passada, a governadora Izolda Cela anunciou que irá intensificar as articulações para garantir que o território cearense não seja alterado.




Postar um comentário

0 Comentários