Morre o desembargador e professor caririense Haroldo Máximo; TJCE decreta luto de três dias

 


O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento, na tarde desta terça-feira (17/05/2022), do desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo. O magistrado era integrante da 2ª Câmara de Direito Criminal e presidente da Seção Criminal. 

“A magistratura cearense está de luto com a passagem do desembargador Haroldo Máximo. Grande magistrado, homem probo, reto. Foi corregedor, vice e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Na Justiça estadual foi coordenador da Esmec, diretor da Associação de Magistrados e primeiro presidente da Comissão Nacional de Penas Alternativas.

 Por onde passou, deixou um legado de conduta ética, moral e profissional exemplar”, afirmou a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. O voto de pesar também foi compartilhado pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abelardo Benevides.

 “Lamento muito. Foi um guerreiro. Trabalhou até os seus últimos dias”. Quem também se manifestou foi o corregedor-geral de Justiça do Ceará, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho.

 “Lamentável. O desembargador Haroldo Máximo era uma pessoa humana extraordinária, me ajudou quando do meu ingresso na Corte do Tribunal e jamais esquecerei. Vai em paz e com Deus no coração, meu dileto amigo.”

nesta quarta-feira (18), às 14h, no mesmo local, e o sepultamento às 16h.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Natural de Farias Brito, na região do Cariri, Haroldo Correia de Oliveira Máximo nasceu no dia 5 de novembro de 1949. A carreira na magistratura teve início em janeiro de 1981, quando foi nomeado Juiz Substituto da Comarca de Jardim. Ainda no Interior do Ceará, atuou em Brejo Santo e Juazeiro do Norte. Posteriormente foi promovido para Fortaleza, onde trabalhou na 2ª Vara de Execuções Criminais; Corregedoria de Presídios e Habeas Corpus; Vara de Execução de Penas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza, entre outras.

 Foi coordenador-geral da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec); diretor da Associação Cearense de Magistrados (ACM) por quatro anos; e primeiro presidente da Comissão Nacional de Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça. No Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), exerceu a Presidência no biênio 2019- 2021, além de Vice-Presidência e da Corregedoria da Corte Eleitoral (2017-2019). 

Era professor aposentado da Universidade Regional do Cariri (Urca). Formado em Direito, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e especialista em Direito Processual Penal pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com participação em capacitações internacionais (Course of Comparative Law for Judges – The School of Law of the University of Miami e Curso Derecho Comparado español y brasileño para juristas, magistrados y abogados – Facultad de Derecho de la Universidad Complutense de Madrid).

Também era Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).  



Postar um comentário

0 Comentários