"Tive a oportunidade de contribuir para a elaboração do PAC das cidades históricas, em 2013, no governo Dilma. Três cidades cearenses foram beneficiadas: Sobral, Icó e Aracati, que é a minha cidade mãe. Lá em Aracati foram beneficiados vários imóveis importantes, como o Teatro Francisca Clotilde e o Museu Jaguaribano, além da recuperação da Igreja Nosso Senhor do Bonfim e da Igreja do Rosário, bem como do Mercado Público Municipal, um patrimônio histórico da cidade. Precisamos fazer um movimento para restabelecer a ação para a preservação de um acervo histórico importante para o país", destacou José Airton.
"As cidades históricas representam as referências urbanas no Brasil. Nelas, é possível vivenciar os processos de transformação do país, por meio da preservação de expressões próprias de cada período histórico, que constituem
a base do Patrimônio Cultural Brasileiro. Outro ponto importante para a preservação é o turismo. O turista cobra a
conservação de prédios e monumentos históricos, que devem estar em condições adequadas para seu usufruto, contribuindo, assim, contribui para a proteção do patrimônio histórico dessas cidades", apontou o deputado Milton Coelho no Requerimento 2274/21.
0 Comentários