Outros dois anúncios já foram feitos. Na última sexta-feira (23), sete titulares do novo governo foram divulgados, enquanto na última terça-feira (27), foram mais quatro nomes.
Até o momento, a maioria dos secretários anunciados por Elmano de Freitas já integravam a gestão, seja no governo de Camilo Santana ou no de Izolda Cela. Alguns titulares continuaram no comando das pastas, enquanto alguns que ocupam a função de secretário-executivo irão passar ao comando das secretarias.
Nesta quinta, saíram novos nomes. O primeiro foi o deputado estadual reeleito Salmito Filho (PDT), anunciado secretário do Desenvolvimento Econômico. Ele é professor e cientista social formado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Além disso, é doutorando em Políticas Públicas pela mesma instituição. Também possui MBA em Gestão e Governança Pública pela Unipace.
Antes de chegar à Assembleia Legislativa, foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018, tornando-se presidente da Câmara Municipal três vezes. Foi, ainda, secretário do Turismo de Fortaleza, entre 2013 e 2014.
Logo em seguida, Elmano anunciou Yrwana Albuquerque na Secretaria do Turismo. Ela é formada e pós-graduada na área, o que pavimentou sua experiência junto ao setor privado do turismo. Já atuou como gerente e assessora em várias áreas e diretorias da pasta. Atualmente, é secretária de Turismo e Cultura de Caucaia.
Também deputado estadual reeleito, Moisés Braz (PT) foi confirmado na Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Nascido e crescido no campo, ele iniciou sua militância na Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e no Movimento de Educação de Base (MEB).
Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993. Também foi coordenador regional, secretário de finanças e presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).
Na chefia da Secretaria do Meio Ambiente, no próximo mandato, fica Vilma Freire. Ela é administradora, especialista em Gestão Pública e mestranda em Políticas Públicos. Foi coordenadora da implementação do PPA Participativo do Estado, entre 2007 e 2010.
Presidiu a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), sendo a primeira mulher a chegar ao cargo, que ocupa desde 2019. Também é a única mulher a presidir o Fórum Nacional dos Executores da Sanidade Agropecuária, até maio deste ano.
Na secretaria do Trabalho foi anunciado Vladyson Viana, que atualmente é presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).
Filiado ao PT, ele atuou na formulação de diretrizes para a criação de políticas públicas para a juventude, como gerente de projetos no gabinete do governador e como integrante da coordenação do Projovem campo e urbano.
Para a secretaria dos Povos Indígenas foi anunciada a professora Juliana Alves, que possui licenciatura em Educação Indígena e mestrado em Antropologia.
Juliana foi diretora na Escola Indígena do povo Jenipapo-Kanindé, além de ser cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreira da Ancestralidade (Anmiga).
Rogério Pinheiro foi indicado para a secretaria de Esporte. Atualmente, ele ocupa a secretaria de Esporte e Juventude.
O secretário também foi chefe de gabinete do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e atuou nas secretarias do Esporte e da Segurança Pública do Estado.
A vice-governadora eleita, Jade Romero, vai ocupar a secretaria das Mulheres. A emedebista foi secretária-executiva do Esporte do Governo do Ceará e secretária de Participação Popular de Fortaleza.
Jade é graduada em Gestão Pública e especialista em Políticas Públicas pela UGF, além de mestranda em Administração Pública pela Universidade de Lisboa.
Aloísio Carvalho foi anunciado para a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Ele já ocupou o cargo de secretário de Finanças do Município de Fortaleza.
Aloísio foi secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) e secretário executivo da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte).
Para a secretaria da Igualdade Racial foi anunciada Zelma Madeira. A professora coordenou entre 2015 e 2020 a política de igualdade racial no Estado.
Em seguida, Zelma assumiu a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará.
O deputado federal reeleito, Robério Monteiro (PDT), foi escolhido para comandar a secretaria dos Recursos Hídricos.
O pedetista foi prefeito de Itarema por dois mandatos e deputado estadual entre 2015 e 2018. Foi reeleito para a Câmara dos Deputados neste ano de 2022.
Reeleito deputado estadual, Zezinho Albuquerque (PP) volta ao comando da secretaria das Cidades no governo Elmano de Freitas (PT).
O parlamentar já havia ocupado a função no governo Camilo entre 2019 e 2021. Zezinho também já presidiu a Assembleia Legislativa por três oportunidades.
DEMORA NO ANÚNCIO DO SECRETARIADO
Elmano aguardou as definições no cenário nacional para fechar a composição do seu governo, tendo em vista que a indicação de nomes do Ceará para pastas importantes de Lula mexeriam na formação administrativa do Estado.
Além disso, o governador eleito já anunciou que deve fazer uma reforma administrativa no Governo, com a possibilidade de abertura de novas secretaria para espelhar a administração cearense aos ministérios do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Outro motivo para o atraso foram as articulações com os partidos aliados e a necessidade de diálogo com PDT para que a legenda passasse a compor o Governo Elmano, já que PT e PDT romperam a aliança estadual por conta das disputa para o Palácio da Abolição.
CONHEÇA QUEM SERÃO OS SECRETÁRIOS DO GOVERNO ELMANO
SAÚDE - TÂNIA MARA COELHO
Tânia Mara Silva Coelho é médica formada pela UFC. Possui residência em Infectologia e especialização em Medicina do Viajante pelo Royal College of Glasgow, na Escócia, e especialização em Gestão das Clínicas pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela é mestranda em Saúde Pública pela UFC.
Foi superintendente da Rede Hospitalar da Sesa, além de diretora clínica, técnica e geral do Hospital São José (HSJ). É a atual secretária-executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa.
SEGURANÇA - SAMUEL ELÂNIO
Samuel Elânio de Oliveira Júnior possui graduação em Direito e especialização em Direito e Processo Administrativo pela Unifor. É delegado da Polícia Federal há 15 anos e atuou em diversas operações contra o crime organizado no Amapá, Ceará e Rio Grande do Norte. Foi chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência da Polícia Federal no Ceará.
Coordenou, no Ceará, a força-tarefa de combate a grupos criminosos, envolvendo órgãos de segurança pública estaduais e federais. Está, há um ano e oito meses, como secretário-executivo da SSPDS.
ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA - MAURO ALBUQUERQUE
Mauro Albuquerque é titular da Secretaria da Administração Penitenciária desde 2019, ainda durante o Governo Camilo Santana. Ele é policial civil do Distrito Federal e é especialista em Segurança Pública e Gestão Prisional. Fundou a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do DF, onde foi diretor de 2000 a 2015. Criou a doutrina de Intervenção Penitenciária e Procedimentos de Segurança, com medidas adotadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Foi idealizador e coordenador da Força de Intervencão Penitenciária Integrada (FIPI) que atuou no Ceará, em 2016. Depois do Ceará, coordenou a força-tarefa no Rio Grande do Norte, onde, posteriormente, assumiu a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
CONTROLADORIA-GERAL DE DISCIPLINA (CGD) - RODRIGO BONA CARNEIRO
Rodrigo Bona Carneiro é Mestre em Direito e Soluções Consensuais pela Unifor. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Superior do Amazonas.
Delegado de Polícia Civil do Estado do Amazonas, exerceu cargo de secretário-executivo da Controladoria-Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará e esteve à frente da Coordenadoria de Inteligência da CGD. Atualmente, é titular da CGD e presidente do Conselho de Segurança Pública do Estado do Ceará.
PROTEÇÃO SOCIAL - ONÉLIA SANTANA
Onélia Maria Moreira Leite de Santana é graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Urca; psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus; com MBA em Administração Pública: Planejamento, Gestão e Finanças pela PUC; e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo.
É formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP).
É a idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará. Entre outros cargos já desempenhados, comanda a SPS desde abril deste ano.
PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO (PGE) - RAFAEL MACHADO MORAES
Rafael Machado Moraes é graduado em Direito pela UFC, com especialização em Direito Público. Trabalhou no Ministério Público Federal de 2005 a 2008, período em que atuou também junto à Procuradoria Regional Eleitoral. Em 2008, assumiu o cargo de procurador do Estado do Ceará, atuando desde então junto a diversos órgãos, comitês e conselhos estaduais, com destaque para as áreas previdenciária e consultiva.
Assumiu a Consultoria-Geral da Procuradoria-Geral em 2013, e, desde 2019, exerce o cargo de Procurador-Geral Executivo Assistente, coordenando juridicamente toda a atividade administrativa, consultiva e legislativa do Poder Executivo.
CULTURA - LUÍSA CELA
Luísa Cela de Arruda Coelho é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Saúde da Família, também pela UFC. Tem ainda especialização em Arteterapia pelo Instituto Aquila. Foi diretora de Direitos Humanos do Instituto Cuca, entre 2014 e 2016, e diretora de Cidadania Cultural no Instituto Dragão do Mar. Em 2017, foi presidente do Instituto Ecoa, em Sobral.
Atuou como secretária-executiva da Secult na gestão de Camilo Santana. Foi uma das coordenadoras de campanha do Elmano de Freitas, além de ter participado da equipe de transição do governador eleito. Integra, atualmente, o Consórcio Nordeste.
PLANEJAMENTO E GESTÃO - SANDRA MACHADO
Sandra Machado é secretária-executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Ela é mestre em Administração e especialista em Contabilidade e Controle pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Além disso, ela é graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Administração pela Unifor e em Psicologia pelo Centro Universitário Farias Brito.
Sandra também tem formação em estudos avançados em desenvolvimento regional pela Universidade de Barcelona, além de ser auditora fiscal do Ceará desde 1990.
FAZENDA - FABRÍZIO GOMES
Fabrízio Gomes é graduado em Economia pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal) e Doutor e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde 2007, ele é auditor contábil financeiro da Receita Estadual. Além disso, é professor universitário na área de Economia Monetária e Fiscal e Finanças Públicas. Atualmente, é secretário-executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Sefaz.
O novo secretário foi anunciado em substituição à Fernanda Pacobahyba, atual titular da Sefaz, que irá deixar o comando da pasta para assumir o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a convite do senador eleito e ministro da Educação do Governo Lula, Camilo Santana (PT).
EDUCAÇÃO - ELIANA ESTRELA
Eliana Estrela é secretária da Educação desde 2019, ainda durante o governo de Camilo Santana (PT). Formada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca), ela também é especialista em Educação e Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UJFJ).
Ela também é mestre em Gestão e Avaliação Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). A titular da Seduc é funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Já foi também professora, gestora escolar e coordenadora de Crede.
JUVENTUDE - ADELITA MONTEIRO
Membro da direção do Psol Ceará, Adelita Monteiro é o primeiro nome do secretariado vinculada a um dos partidos aliados de Elmano de Freitas durante a campanha. Ela chegou a ser pré-candidata ao Governo do Ceará, mas retirou a chapa para apoiar o petista.
No currículo, ela tem experiência como comunicadora popular e artesã, ministrando cursos na área. Tem histórico de atuação junto às juventudes nas periferias de Fortaleza. Estudou Estilismo e Moda na Universidade Federal do Ceará (UFC), por concluir. Além disso, foi integrante do Movimento Hip Hop Organizado (MH20) e fundou o Mivmento Livre (passe livre).
Fonte DN
0 Comentários