Os 09 municípios contemplados foram: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campo Sales, C, Potengi, Salitre, Santana do Cariri eTarrafas.
A solenidade contou com a participação do superintendente do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), José Wilson Gonçalves. Estiveram presentes também o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Fernando Santana; o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio; demais prefeitos, membros de entidades representativas e outras autoridades.
O Governo do Ceará iniciou a regularização fundiária em 2007. Atualmente, o Estado, por meio da Lei Wilson Brandão, avança para concluir a universalização da regularização fundiária rural, sendo o primeiro estado brasileiro a georreferenciar e geocadastrar em 100% do seu territorial rural, compreendendo 182 municípios. Fortaleza e Eusébio não são alcançados por não terem área rural.
A lei garante a realização de levantamento, identificação, georreferenciamento, certificação (para imóveis até 200 hectares), caracterização da malha fundiária e diagnóstico fundiário em 58 municípios de 11 regiões. O investimento total é mais de R$ 58 milhões, com desembolso previsto para três anos (2022, 2023 e 2024).
Para 2023, o projeto avançará para a Região do Jaguaribe, Serra da Ibiapaba, Sertão Central, Sertão de Canindé, Litoral Leste e Litoral Oeste. Para 2024, será a vez dos municípios da Grande Fortaleza, Litoral Norte e Maciço de Baturité.
0 Comentários