Relator vota pela inelegibilidade de Bolsonaro por oito anos

Relator da ação contra Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Benedito Gonçalves votou nesta terça-feira, 27, pela inelegibilidade do ex-presidente por oito anos. Após o voto, a sessão foi suspensa e será retomada na próxima quinta-feira, 29.

Em um voto extenso – foram 382 páginas –, mas enfático, o magistrado rebateu pontos importantes da defesa de Bolsonaro, tais como a tentativa de desvincular o discurso do então presidente às investidas golpistas que se sucederam. Benedito votou pela absolvição do candidato a vice-presidente na chapa, Walter Braga Netto.

Para o ministro, “a prova produzida (no processo) aponta para a conclusão de que o primeiro investigado (Bolsonaro) foi integral e pessoalmente responsável pela concepção intelectual do evento objeto desta ação”.


O ex-mandatário é acusado de abuso de poder político por fazer ataques sem provas às urnas eletrônicas e a membros do TSE e do Supremo durante reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em 18 de julho de 2022.
O Povo



Postar um comentário

0 Comentários