Após o Diretório Estadual conceder liberdade a nove deputados estaduais e quatro deputados federais para deixarem o partido sem prejudicar seus mandatos, a Executiva Nacional surpreende ao anular, por ato administrativo, as cartas de anuência antes mesmo de recorrer à Justiça para contestá-las.
A batalha pelo controle do PDT no Ceará ganhará um novo episódio com a reunião da Executiva Nacional em Brasília. O objetivo é oficializar a intervenção no Diretório Estadual e afastar o senador Cid Gomes da presidência local.
O destaque vai para a importância da carta de anuência, um documento que legitima o direito do receptor de buscar na Justiça as declarações do processo de desfiliação. Essa estratégia, utilizada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e pelos deputados dissidentes, mostra-se como uma manobra eficaz para garantir a saída do partido.
Enquanto os pedetistas aliados ao Governo do Estado, integrantes da dissidência do partido preparam o terreno para uma mudança partidária, o grupo cirista, liderado por figuras como o prefeito de Fortaleza, José Sarto, e o ex-prefeito Roberto Cláudio, observam a debandada sem surpresa. O objetivo desse grupo é reconfigurar o PDT, deixando-o apenas com membros comprometidos com a linha de oposição preconizada pelo ex-presidente Ciro Gomes. A crise parece longa do fim, e o partido enfrenta um verdadeiro desafio para manter sua coesão e imagem no cenário político.
Blog do Jocelio Leite
0 Comentários