Com base em dados divulgados pelo Jornal Folha de São Paulo, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, rejeitou a filiação ao presidente da Assembleia Legislativa e o pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. Essa decisão abalou as expectativas de Evandro, que havia escolhido o PSB como sua vontade de está na sua nova casa partidária após deixar o PDT.
Os contratempos surgiram devido a um acordo prévio entre PSB e PDT para a formação de uma federação. O entendimento, construído na direção às eleições de 2026, condicionava o apoio do PDT à reeleição do prefeito de Recife, João Campos, do PSB, ao suporte dos socialistas ao prefeito de Fortaleza, José Sarto, que concorrerá a um novo mandato no próximo ano .
Atualmente, o PSB do Ceará é comandado pelo ex-deputado estadual Eudoro Santana, aliado do PT. Eudoro busca orientações dos dirigentes nacionais do PSB sobre as diretrizes relacionadas à filiação de novos quadros, especialmente na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
A incerteza marca a agenda das lideranças do PSB neste momento, atraindo prefeitos, ex-prefeitos e pré-candidatos às eleições de 2024. A aliança com o PDT tem potencial impacto nas filiações ao PSB, levantando questões sobre o futuro político do partido no estado do Ceará.
0 Comentários