O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio das contas bancárias do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A medida atinge movimentações feitas por Pix e cartões de crédito, como forma de sanção pelo descumprimento de uma decisão da Corte.
O parlamentar embarcou para Miami na última quarta-feira (23), utilizando um passaporte diplomático que deveria ter sido entregue à Polícia Federal. No ano passado, o STF já havia suspendido o uso do documento como parte das investigações que envolvem o senador, acusado de liderar uma campanha de ataques contra delegados da PF responsáveis por apurações relacionadas a aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Antes de viajar, Marcos do Val chegou a solicitar autorização ao Supremo, mas o pedido foi negado por Alexandre de Moraes.
Em nota enviada à imprensa, a assessoria do senador confirmou que ele utilizou o passaporte diplomático, que, segundo o documento, está válido até 31 de julho de 2027. Além disso, informou que o visto oficial para os Estados Unidos foi renovado em 22 de julho de 2025, com validade até 2035, alegando que isso comprova a “legitimidade e regularidade diplomática” do parlamentar.
A atitude do senador reacende o debate sobre o uso de prerrogativas parlamentares e o respeito às decisões do Judiciário.
0 تعليقات