O Ceará terá eleições suplementares em algumas cidades do interior ainda neste ano, em razão da cassação de prefeitos eleitos. Santa Quitéria e Barroquinha já têm pleitos marcados para o próximo mês, enquanto outros municípios aguardam a conclusão de julgamentos de embargos antes da definição de novas datas.
Em Santa Quitéria, José Braga Barroso (PSB) e o vice Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PP) foram afastados após o TRE-CE constatar abuso de poder político e econômico, além de apoio de uma facção criminosa durante as eleições. A decisão foi confirmada em julho.
Barroquinha enfrenta situação semelhante. O prefeito Jaime Veras (PSD) e a vice Carmen Lúcia (PSD) tiveram suas cassações confirmadas em agosto. Além de abuso de poder, Jaime é investigado por uso indevido dos meios de comunicação e supostos desvios de recursos do fundo partidário.
Até a posse dos novos prefeitos, os cargos nas duas cidades são ocupados interinamente pelos presidentes das Câmaras de Vereadores. As novas eleições ocorrerão no dia 26 de outubro.
0 Comentários