Uma cena inusitada e de forte simbolismo religioso foi registrada nesta quarta-feira (29), em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. Um devoto lançou cédulas do alto da estátua de Padre Cícero, cumprindo uma promessa feita ao santo popular.
O gesto causou euforia entre os fiéis que estavam reunidos aos pés do monumento, no alto da colina do Horto. Em vídeos que circularam nas redes sociais, é possível ver o momento em que as notas caem, provocando uma verdadeira “chuva de dinheiro”. Pessoas correram, se aglomeraram e tentaram pegar parte das cédulas que voavam com o vento.
A prática de lançar dinheiro aos pés da estátua é uma tradição antiga entre os romeiros, que veem no ato uma forma de agradecimento por graças alcançadas por intermédio de Padre Cícero.
Símbolo máximo da religiosidade nordestina, Padre Cícero Romão Batista foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, e chegou a ocupar o cargo de vice-governador do Ceará. Sua estátua, com 7 metros de altura, é um dos principais pontos de peregrinação do país, recebendo milhares de visitantes diariamente e mais de 2,5 milhões de romeiros por ano.
A devoção ao “Padim Ciço” segue viva, misturando fé, emoção e cultura popular — sentimentos que mais uma vez se manifestaram de forma marcante no coração do Cariri.


.jpeg)
.jpeg)





0 Comentários