O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta segunda-feira a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, substituindo Márcio Macêdo, que ocupava o cargo desde o início do governo.
A Secretaria-Geral é uma das pastas mais estratégicas do Palácio do Planalto, sendo responsável pela articulação direta do governo com os movimentos sociais e pela comunicação institucional entre a Presidência e a sociedade civil organizada.
Perfil do novo ministro
Boulos, eleito deputado federal em 2022, é líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e figura histórica da esquerda brasileira. Ele já concorreu à Presidência da República em 2018 e à Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, ambas como candidato do PSOL.
Em nota oficial, o novo ministro agradeceu ao presidente Lula pela confiança e destacou que sua missão será aproximar o governo da população:
“Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho.”
Mudança na Esplanada
Márcio Macêdo, que deixa o cargo, voltará à Câmara dos Deputados e já confirmou que deve disputar as eleições de 2026. Segundo fontes do Palácio do Planalto, o político sergipano deve concorrer a deputado federal por Sergipe.
A troca marca mais uma movimentação importante na equipe ministerial de Lula e reforça a aproximação do governo com setores populares e movimentos sociais, bandeira que sempre foi central na trajetória política de Boulos.


.jpeg)
.jpeg)





0 Comentários