Câmara aprova PL Antifacção com substitutivo do relator após disputa entre governo e oposição.


A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa terça-feira (18), o chamado PL Antifacção, proposta apresentada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas que acabou passando em plenário na forma do substitutivo elaborado pelo relator, deputado Guilherme Derrite (PP-SP).

A escolha de Derrite — secretário de Segurança Pública de São Paulo temporariamente licenciado — já havia provocado tensão entre o Palácio do Planalto e a oposição. O governo desejava que a votação ocorresse com base no texto original enviado pelo Executivo, mas foi derrotado.

O resultado da votação refletiu o clima de embate: 370 deputados votaram pela aprovação, enquanto 110 foram contrários e três se abstiveram.

Após a derrota sobre a versão a ser votada, parlamentares governistas orientaram voto contrário à proposta, argumentando que o substitutivo apresentado por Derrite seria incompleto e apresentaria falhas em pontos considerados sensíveis pelo Ministério da Justiça e pela base aliada.

Mesmo assim, o texto avançou e agora segue para as próximas etapas de tramitação, reacendendo o debate sobre quais estratégias o país deve adotar no enfrentamento ao crime organizado e ao fortalecimento das facções criminosas. 








Postar um comentário

0 Comentários