O Governo do Ceará deu início, no último fim de semana, à construção de um novo hospital de grande porte destinado a atender a população do interior do Estado. A unidade será chamada Hospital Polo Regional Papa Francisco, em homenagem ao primeiro pontífice latino-americano da Igreja Católica, e ficará localizada em Baturité, com previsão de 239 leitos.
A ordem de serviço foi assinada em 29 de novembro de 2025. O objetivo do hospital é descentralizar o atendimento de alta e média complexidade, aproximando os serviços de saúde da população da Região do Maciço de Baturité e evitando deslocamentos longos até a capital.
O governador Elmano de Freitas explicou que, após a decisão de construir o hospital, ainda não havia consenso sobre o nome da unidade. A homenagem a Papa Francisco foi definida em abril, após o falecimento do pontífice.
“Tenho certeza que esse hospital vai nascer já abençoado para salvar a vida de muita gente”, afirmou o governador. “Francisco é o santo dos pobres, dos humilhados. Onde houver desespero, que eu leve a esperança”, completou, citando um trecho de oração.
A expectativa é que o hospital beneficie cerca de 232 mil cearenses de 13 municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção.







0 Comentários