Cabo da PM condenado por calúnia, difamação e envio de nude em grupo de trabalho retorna ao serviço ativo em SP

 

Condenado pela Justiça Militar por calúnia e difamação contra colegas do 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior (42º BPM/I), em Presidente Venceslau (SP), o cabo da PM paulista Eder Ricardo Souza retornou ao serviço ativo. Ele foi responsabilizado após proferir ofensas a outros policiais e compartilhar uma imagem de suas partes íntimas em um grupo de WhatsApp utilizado por integrantes da 2ª Companhia do batalhão para assuntos profissionais.
As mensagens que motivaram a denúncia foram enviadas em março de 2024. Inicialmente, Souza dirigiu ofensas a outro cabo da unidade, José Renato da Silva. “O Renato tá comendo a muié do Feijó [sic]”, escreveu, fazendo referência ao dentista Cristiano Albuquerque Feijó, profissional procurado por vários membros do grupo.
Na sequência, o policial enviou a imagem de um órgão sexual masculino acompanhada da palavra “Pix”. Integrantes do grupo interpretaram o conteúdo como ofensivo à sargento Gabriela da Silva Ferreira, que, à época, organizava uma arrecadação para a compra de presentes destinados aos filhos recém-nascidos de colegas do batalhão.
Após o cabo Amauri Popovitz da Cruz pedir que Souza “parasse de beber e postar mensagens ofensivas”, o militar voltou a atacá-lo, afirmando: “Você só faz merda. Você perdeu sua muié assim [sic]”. Em seguida, Souza ainda compartilhou no grupo uma foto da ex-esposa de Popovitz ao lado do novo companheiro.
Em depoimento à Justiça, o cabo alegou que estava insatisfeito com a escala de trabalho e que, por esse motivo, ingeriu bebida alcoólica no dia dos fatos, afirmando não se lembrar do conteúdo das mensagens enviadas. Segundo ele, as ofensas direcionadas a José Renato teriam sido motivadas pela saída do do colega do grupo de futebol da 2ª Companhia. Renato era parceiro de beach tennis de Feijó, e a esposa do dentista, sua instrutora, situação que teria dado origem à insinuação de um suposto relacionamento extraconjugal.

Postar um comentário

0 Comentários