Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone nesta quarta-feira (14) sobre a situação na Venezuela, em meio à crise provocada pelo ataque dos Estados Unidos e à captura do presidente Nicolás Maduro.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que os dois líderes manifestaram preocupação com a situação no país vizinho e destacaram a importância de manter a América do Sul e o Caribe como zonas de paz. Eles também defenderam o papel de países do BRICS para fortalecer instituições de governança global, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança.
O Kremlin, em comunicado, afirmou que Lula e Putin trocaram opiniões sobre temas internacionais com foco na crise venezuelana, enfatizando posições comuns quanto à garantia da soberania estatal e dos interesses nacionais da República Bolivariana.
Segundo as declarações oficiais, os presidentes concordaram em buscar meios de reduzir a tensão na América Latina e em outras regiões, inclusive por meio de fóruns multilaterais como a ONU e o BRICS.
A conversa também abordou a continuidade da cooperação bilateral entre Brasil e Rússia e preparativos para a próxima reunião da Comissão Bilateral de Alto Nível entre os dois países, prevista para fevereiro.







0 Comentários