Senado retoma ano legislativo com 45 pedidos de impeachment contra Alexandre de Moraes

 

A última representação foi protocolada durante o recesso parlamentar, e a oposição na Câmara dos Deputados deve apresentar um novo pedido nos próximos dias.
Com a abertura do ano legislativo nesta segunda-feira (2), o Senado retoma os trabalhos com 45 pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em tramitação na Casa.
O número tende a aumentar após a formalização de uma nova iniciativa articulada pela oposição na Câmara. As representações aguardam análise desde 2021, ano em que foram apresentados os pedidos mais antigos.
O requerimento mais recente, de iniciativa popular, foi apresentado ao Senado em 20 de janeiro, durante o recesso parlamentar. Do total de pedidos protocolados, levantamento da CNN aponta que quatro também têm como alvo outros ministros do STF, além de Moraes.
Até o momento, o Senado já indeferiu 14 representações contra o ministro, incluindo um pedido apresentado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), em agosto de 2021.
Recordista em número de pedidos de impeachment na Casa, Alexandre de Moraes tem sido um dos principais alvos da oposição, especialmente em razão de sua atuação como relator do inquérito que apurou a trama golpista pela qual Bolsonaro foi condenado.
A mais recente iniciativa, que ainda deve ser apresentada, vem sendo articulada desde dezembro. Embora não haja exigência de um número mínimo de assinaturas para o protocolo, os parlamentares pretendem reunir um apoio considerado “recorde” ao pedido.

Postar um comentário

0 Comentários