Governo do Ceará declara situação de emergência em 26 cidades por causa da seca

Esses municípios somam-se aos 48 que permanecem com áreas em emergência declarada pelo Estado já neste ano e ao município de Senador Pompeu, que declarou emergência por estiagem no dia 2 de fevereiro de 2018. Assim, ao todo, há 75 municípios cearenses com áreas em situação de emergência por estiagem ou seca.
O Parecer da Cedec/CBMCE analisou os danos e prejuízos da seca informados pelos municípios no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), bem como dados das chuvas, das reservas de água, do abastecimento de água potável e das perdas agrícolas.
Concluiu-se que a declaração de emergência e o posterior reconhecimento federal se fazem necessários para a continuidade das seguintes ações complementares de assistência à população e de restabelecimento do abastecimento d’água nas áreas atingidas pela seca:
  • Operação Carro-Pipa federal, realizada nas áreas rurais semiáridas;
  • Renegociação de financiamentos realizados por produtores rurais;
  • Operação Carro-Pipa estadual, realizada nas áreas urbanas e nas áreas rurais não semiáridas;
  • Outras ações custeadas com recursos federais, como a perfuração e instalação de poços e montagem de adutoras.
Desde 2012, a média anual de chuvas tem ficado abaixo da normalidade no Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Neste ano, apesar de sensível melhora, as chuvas de janeiro a maio ficaram 8% abaixo da média histórica para o período.
Em consequência, os principais reservatórios de água do Estado, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), permanecem com volume reduzido, com apenas 16,6% da capacidade de armazenamento preenchida. Em muitas localidades do Estado, o abastecimento de água potável permanece sendo realizado de forma emergencial.
Fonte: Iguatu.Net

Postar um comentário

0 Comentários