Clique na Imagem e Ouça a Patativa FM 105,9 Ao Vivo

Pages

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Amigos e familiares relembram Patativa do Assaré em especial na TV Verdes Mares

Para homenagear e relembrar a história de Patativa do Assaré, a TV Verdes Mares veicula neste domingo (16) um especial sobre o poeta cearense.
De início, tudo começou como uma vontade de mostrar o trabalho e todas as coisas que, até então, haviam sido documentadas sobre a figura de Antônio Gonçalves da Silva. Em um mês de gravações, materiais foram levantados e entrevistas foram feitas para que depois, em cerca de 15 dias, tudo fosse unido e editado.
Tributo
"O processo começou quando decidimos, ainda em outubro, homenagear o Patativa. Desde então, buscamos informações por meio de biografias, trabalhos científicos, documentários e entrevistas por telefone com a família e amigos bem próximos", explica Weesclay Ferreira, integrante da Programação da emissora.
De acordo com ele, logo depois das pesquisas se tornou necessário visitar os locais onde o poeta viveu. "Fomos até Assaré e por lá gravamos com a família: três dos quatro filhos ainda vivos, pois um mora em São Paulo. Entrevistamos um genro e dois netos de Patativa".
Além da família, a figura dos amigos que acompanharam a trajetória de Patativa não podiam faltar na produção.
O cantor Raimundo Fagner, o ator Jackson Antunes, o cineasta Rosemberg Cariry, o compositor Geraldo Amâncio, o músico Fausto Nilo, professores de comunicação e cultura como Gilmar de Carvalho e Oswald Barroso e, também, o radialista Antônio Vicelmo e o historiador Jesus Leite.
Equipe
Foi nesse meio que, para auxiliar na demonstração da história do cearense, foram realizadas três dramaturgias. Na primeira, é retratada a infância de Antônio, enquanto na segunda o foco ficou na vida adulta. Além disso, ganha destaque a história da prisão de Patativa em Assaré, ocorrida depois de o poeta reclamar de algumas atitudes do prefeito local. Ao todo, nove atores, dez pessoas da equipe de produção e outros 15 entrevistados foram necessários no especial.
Ao ser questionado sobre a importância desse tipo de trabalho, Weesclay não hesita: é necessário mostrar a importância da nossa cultura. "É sempre bom reafirmar o quão rico é o nosso povo e nossa história. O objetivo é o de tornar cada vez mais conhecida toda essa obra que é atemporal", reforça.
Serviço
Patativa Eterno - TV Verdes Mares (logo após o programa 'Fantástico')
Data: 16 de dezembro (domingo)
Horário: 22h15
Fonte DN
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Gonverno do Estado

Clique acima e confira ou se preferir clique AQUI

Tv Patativa do Assaré

Mob Telecom

Mob Telecom O dom de conectar: 0800-020-9000

Curta Nossa Página no Facebook

Distribuidora Roque

Nova Assaré Loteamento

Farmácia Menor Preço

Ledi Festas

Vivo em qualquer lugar use vivo

Inove Eventos

Produtos Nativus

Afagu

Ópcas Afagu

Burger KING

Samuel Rulin

Odonto Clinica

Karirí da Sorte Cap

Loja Barateira

Rejuntamix 100% de Qualidade

Seguro Previdência Créditos

Caixa Aqui Data Contábel

LPC NET

Total de visualizações do Site