Amigos e familiares relembram Patativa do Assaré em especial na TV Verdes Mares

Para homenagear e relembrar a história de Patativa do Assaré, a TV Verdes Mares veicula neste domingo (16) um especial sobre o poeta cearense.
De início, tudo começou como uma vontade de mostrar o trabalho e todas as coisas que, até então, haviam sido documentadas sobre a figura de Antônio Gonçalves da Silva. Em um mês de gravações, materiais foram levantados e entrevistas foram feitas para que depois, em cerca de 15 dias, tudo fosse unido e editado.
Tributo
"O processo começou quando decidimos, ainda em outubro, homenagear o Patativa. Desde então, buscamos informações por meio de biografias, trabalhos científicos, documentários e entrevistas por telefone com a família e amigos bem próximos", explica Weesclay Ferreira, integrante da Programação da emissora.
De acordo com ele, logo depois das pesquisas se tornou necessário visitar os locais onde o poeta viveu. "Fomos até Assaré e por lá gravamos com a família: três dos quatro filhos ainda vivos, pois um mora em São Paulo. Entrevistamos um genro e dois netos de Patativa".
Além da família, a figura dos amigos que acompanharam a trajetória de Patativa não podiam faltar na produção.
O cantor Raimundo Fagner, o ator Jackson Antunes, o cineasta Rosemberg Cariry, o compositor Geraldo Amâncio, o músico Fausto Nilo, professores de comunicação e cultura como Gilmar de Carvalho e Oswald Barroso e, também, o radialista Antônio Vicelmo e o historiador Jesus Leite.
Equipe
Foi nesse meio que, para auxiliar na demonstração da história do cearense, foram realizadas três dramaturgias. Na primeira, é retratada a infância de Antônio, enquanto na segunda o foco ficou na vida adulta. Além disso, ganha destaque a história da prisão de Patativa em Assaré, ocorrida depois de o poeta reclamar de algumas atitudes do prefeito local. Ao todo, nove atores, dez pessoas da equipe de produção e outros 15 entrevistados foram necessários no especial.
Ao ser questionado sobre a importância desse tipo de trabalho, Weesclay não hesita: é necessário mostrar a importância da nossa cultura. "É sempre bom reafirmar o quão rico é o nosso povo e nossa história. O objetivo é o de tornar cada vez mais conhecida toda essa obra que é atemporal", reforça.
Serviço
Patativa Eterno - TV Verdes Mares (logo após o programa 'Fantástico')
Data: 16 de dezembro (domingo)
Horário: 22h15
Fonte DN

Postar um comentário

0 Comentários