Total de 250 famílias são evacuadas das proximidades de barragem em Ubajara

Das 513 famílias que vivem no entorno da barragem no município de Ubajara, 250 já foram retiradas do local na noite deste sábado (16) como medida preventiva. Após avaliações da Defesa Civil, a decisão foi tomada para evitar uma tragédia caso ocorra rompimento, o que, de acordo com o prefeito, possui risco mínimo de acontecer.
Segundo informações divulgadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros (Cedec/CBMCE), responsável pela evacuação, parte das famílias foram realocadas em casas de parentes e outrsa foram encaminhadas para o Santuário da Mãe Rainha, localizado no Bairro São Sebastião.
medida é justificada pela realizaçã das obras de abertura de um novo sangradouro para o açude Granjeiro, localizado entre os municípios de Ubajara e Ibiapina. "Está chovendo nas cabeceiras do rio, e temos a necessidade de fazer a remoção das pessoas que estão à jusante do rio. O risco de rompimento é minimo, mas existe, e não podemos trabalhar com nenhuma possibilidade de risco, por isso estamos fazendo esse trabalho que é altamente preventivo", explicou Renê Vasconcelos, prefeito de Ubajara, em tranmissão ao vivo pelo Facebook.
Ainda segundo ele, réguas foram instaladas no açude para realizar o monitoramento do nível da água. A previsão, até o momento, é de que as obras sejam concluídas entre segunda (18) e terça (19).
Fonte DN

Postar um comentário

0 Comentários