Tremor assusta moradores em diferentes cidades da região de Ribeirão Preto, SP



Moradores da região de Ribeirão Preto (SP) se assustaram com tremores de terra sentidos na tarde desta segunda-feira (20). O abalo foi sentido por volta das 16h50 em diferentes cidades.

As causas ainda não foram esclarecidas e a magnitude dos sismos nos municípios paulistas ainda não tinha confirmada até o final da tarde. Também não tinham sido registrados incidentes com pessoas feridas.

O Centro de Sismologia da USP confirmou um epicentro em Delfinópolis (MG) durante a tarde. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor em Minas Gerais foi de magnitude 3,9 e pode ter sido sentido em um raio de até 100 quilômetros.

Segundo o professor George Sand, do Laboratório Sismológico da UnB, o tremor pode estar relacionado a uma acomodação de falha geológica, mas não há motivo para preocupação.

"A região já tem algumas atividades sísmicas anteriores em magnitude muito pequena que a população não sente. Essa é a maior magnitude que a população sentiu em um raio de 60 a 70 quilômetros. É um tremor de fonte natural de magnitude considerável, mas que não causa nenhum dano na região", explica.

Em Ribeirão Preto, moradores sentiram tremores na região da Rua Campos Sales, no Centro, e no Jardim Nova Aliança, zona sul da cidade, onde, segundo relatos, a vibração foi suficiente para balançar objetos no interior dos apartamentos.

O fotografo Érico Andrade, de 40 anos, estava na sala quando sentiu um pequeno tremor no final da tarde. “Veio uma sensação estranha. Na hora me toquei de olhar no líquido [em uma garrafa de bebida] e estava movimentando”, diz.



Segundo ele, embora o sismo tenha tido intensidade fraca, outros moradores do mesmo prédio também sentiram o abalo e ficaram apreensivos.

O tremor também foi sentido nas cidades de Franca (SP), Cristais Paulista (SP), Jeriquara (SP), Sales Oliveira (SP), Rifaina (SP), Pedregulho (SP) e Ribeirão Corrente (SP).

Na página do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a concentração dos relatos é da região de Franca.
"A gente sentiu um tremor muito forte, sentimos as telhas vibrarem. A gente tem um aquário aqui em casa. A água do peixinho mexeu bastante. A gente ficou bem assustado, saiu lá na rua correndo pra ver o que era, mas não tinha nada", afirma Priscila de Melo.

Também de Franca, Marcelo Carrijo conta que copos e pratos da casa de sua mãe chegaram a se quebrar por causa das vibrações. "Foi estranho porque a gente nunca sentiu isso. Saímos até pra ver se não tinha passado um caminhão pesado na rua, mas realmente foi um tremor", diz.


Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários