CARTA DE UM OUVINTE. Para o Programa Fique Sabendo com Jocelio Leite


Tenho escutado o seu programa intitulado de “Fique Sabendo de Tudo” nele pude perceber que você tenta, com muito esforço, deixar a comunidade bem informada quanto às questões, sociais econômicas, políticas e religiosas.

Sei que seu intuito não é de agredir a pessoa física e sim de mostrar como funciona a maquina pública e como seus gestores a gerenciam.

Reportando-me a Assaré, é muito importante levar ao conhecimento das pessoas, quais os valores que a União e Estado transferem semanalmente ao município, e é bom também dizer que os recursos repassados ao município são de origem dos impostos que cada um paga com o ICMS, IPVA, ISS, Imposto de Renda, Taxa de Iluminação Publica dentre outros.

É bom dizer que o povo tem direito de cobrar os investimentos que a cidade precisa, dizer ao povo que o dinheiro que retorna aos municípios tem que ser redistribuído em forma de melhorias urbanas e rurais, melhorando o sistema de acessibilidade aos prédios públicos, mobilidade urbana, saneamento, ruas iluminadas e limpas, qualificar o acesso nas estradas vicinais, pavimentação, medicamentos, melhorara o atendimento as pessoas em todos os setores da administração publica, melhorar a qualidade de vida das pessoas mais pobres que sobrevivem apenas de salário mínimo ou bolsa família, em fim, criar programas sociais  de iniciativas próprias conveniente com seu povo e a sua cidade, entre outros.

Já que os detentores dos poderes executivos e legislativos não prestam contas das receitas e das despesas com a sociedade, seria ótimo que seu programa pesquisasse nas fontes de repasses e de transferências do dinheiro publico, os quais caem nas contas da prefeitura todos os dias 10, 20 e 30 de cada mês, bem como todas quartas feiras quando são repassadas as cotas de ICMS e IPVA.
É muito Importante que essa informação fosse dada de forma clara para que o povo possa analisar o que se arrecada mensalmente e o que se gasta diariamente.

Informo que somente nos meses de Janeiro a Maio sem mencionar os repasses estaduais, o município recebeu o valor de 12.347.970,73 (Doze Milhões Trezentos e Quarenta e Sete Mil Novecentos e setenta Reais e Três centavos)(FONTE) sisweb.tesouro.gov.br

Não se admiti o gestor reclamar que o dinheiro é pouco e não está dando pra manter no mínimo as ações básicas da saúde, educação, segurança, rodovias, entre outras ações que atenda as pessoas de baixa renda. E inadmissível se tolerar os gastos supérfluos e que atendem somente os interesses pessoais, tais como alugueis de prédios particulares, alugueis de veículos, aquisição de combustíveis, de matérias de construção, sendo que todos os gastos giram em torno de benefícios próprios da família do gestor.

Vale informar que nos 12 meses de 2018, o município gastou com um caminhão Pipa, um Fiat Uno, agregados a secretaria de meio ambiente a importância de 137.160,40(Cento e Trinta e Sete Mil Cento e Sessenta Reais e Quarenta Centavos), esses mesmos veículos consumiram com combustíveis a importância de 31.160,02 (Trinta e Um Mil Cento e Sessenta Reais e Dois Centavos) sendo que o carro Pipa não Funciona, haja visto que as famílias da zona rural quando busca uma carga d’água, lá informam que não tem carro pra atender ao pedido das famílias, enquanto isso existe o caminhão Pipa do PAC com capacidade de 16 mil litros o qual ninguém testemunha que esse veiculo esteja funcionando, triste mais é a realidade.

O Fiat agregado provavelmente deve ser para disponibilizar seu uso nas viagens do secretário, só que o titular da pasta presta serviço no município em seu veiculo particular tipo Toyota.

Também na secretaria de gabinete do prefeito foram gastos com aluguel de uma Hillux 04 portas com capacidade para 05 passageiros a importância de 127.800,00 (Cento e Vinte e sete Mil e Oitocentos Reais) em apenas um ano, dinheiro que daria para comprar uma própria para o município. Com combustíveis a referida secretaria gastou em 2018 somente com a Hillux o equivalente a 97.150,27 (Noventa e sete Mil e Cento e Cinqüenta Reais e Vinte e Sete Centavos). Os gastos com combustíveis são desproporcionais ao consumo médio de cada veiculo mantido pela prefeitura, ou seja, esse gasto com a Hillux daria para abastecer 452 Fiat Uno de uma só vez. Outro exemplo é que a quantidade de combustível gasto por mês, que fica em torno de 1.697 litros/mês e com uma quilometragem de 42.429 quilômetros mensais.

Portanto é dessa forma que o dinheiro é levado e muitos acham que tudo esta normal, sim pode parecer normal, más quem esta sendo beneficiado com tudo isso são eles, os proprietários dos veículos e o dono do posto.

Para se ter uma noção do que é gasto no município, basta acompanhar o portal da transparência do TCE. Esses gastos que acima foram citados referem-se apenas a duas secretarias consideradas menores com pessoal e estrutura funcional. Enquanto as de educação, saúde e infra-estrutura e obras dispõem de uma frota bem maior de veículos agregados com certeza os gastos multiplicam por 10 vezes.

Se o município está direcionando seus gastos  com veículos agregados e combustíveis, como também para um excessivo quadro de pessoal, naturalmente os outros serviços essências á população, serão sacrificados sob a alegação que os recursos são insuficientes. O que não é verdade, pois o dinheiro que entra no município mensalmente não é pouco, apenas ele está concentrando os gastos, que preferivelmente está beneficiando apenas um grupo mínimo de pessoas e, sobretudo tendo que reduzir salários daqueles que efetivamente trabalham e produzem.

Ao falar no poder legislativo, o mesmo é visto como inútil a sociedade, onde apenas dois vereadores tentam mostrar o obvio, más são recrutados por uma maioria que finge não ver os desmandos e o desgoverno que a atual gestão vem praticando.

O legislativo Assareense está de voz tremula, não consegue falar o que sente, porém devem ficar calados mesmos. Os gastos da Câmara, ou seja, de sua mesa diretora é também vergonhoso, é excessivo para o tamanho do seu quadro de pessoal e o tamanho dos serviços que prestam ao seu povo. Prestadores de serviços considerados profissionais recebe, mensalmente valores superiores e incompatíveis com os serviços prestados com assessoria jurídica e contábil, onde somente um funcionário para realizar serviços de escâner de documentos, onde nem aprece no serviço,  recebe um salário superior a de um vereador.

Enquanto aquelas pessoas que ficam protegendo os maus gestores, fingindo que não ver os escândalos com o dinheiro público, eles, os prefeitos e os vereadores, vão fortalecendo suas contas, ficando cada vez mais ricos e o povo ficando mais pobres, nunca terão a chance de ver seus filhos e netos usufruindo de uma cidade para todos.







Postar um comentário

0 Comentários