Clique na Imagem e Ouça a Patativa FM 105,9 Ao Vivo

Pages

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Após aumento de 2.900% nos casos da Covid-19 em apenas dez dias, Cariús implanta 'lockdown'



A partir deste sábado (13), a cidade de Cariús, na região Centro-Sul do Ceará, vai adotar medidas mais rígidas para o combate e prevenção à pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura decidiu implantar "lockdown" e, além disso, fechou os três acessos à cidade com barreiras sanitárias. 
Todos os estebelecimentos estarão fechados, ficando permitido apenas o funcionamento de farmácias, funerária, postos de combustíveis e de lavagem de veículos e unidades de saúde.
Os mercadinhos, padarias, entrega de gás e água, somente poderão funcionar com venda por delivery (entrega em domicílio). As medidas restritivas se estendem às sedes dos distritos rurais.
O 'lockdown' é válido até o próximo dia 21 e a decisão da implantação foi aprovada por um comitê que avalia semanalmente a evolução dos casos e que reúne gestores do Município, representantes de igrejas, da Polícia Militar, da Câmara de Vereadores, do setor empresarial e de outras instituições.
Aumento
A adoção de medida mais rígida foi motivada mediante ao crescimento dos casos da Covid-19. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (10), são 30 casos confirmados e dois óbitos por coronavírus, além de uma morte em investigação.
No começo do mês, dia 1º, a Secretaria da Saúde do Município registrava apenas um caso confirmado da Covid-19. O aumento foi de 2.900%.
“Ficamos muito preocupados com o aumento no número de casos, pois somos uma cidade pequena”, argumentou a secretária da Saúde de Cariús, Araqueline Louro. “Tem muita gente consciente, mas a maioria não obedece aos decretos e fica com aglomerações nas ruas, nos supermercados, e na zona rural estão nos açudes, em banhos e bebidas”.
A cidade de Cariús faz limite com Jucás, Iguatu e Várzea Alegre, que registram muitos casos da Covid-19. Além dessa questão geográfica, em maio passado, trabalhadores da construção civil que moravam no Rio de Janeiro retornaram à zona rural do Município, após ficarem desempregados. Há gestão suspeita que isso tenha contribuído para disseminar o novo coronavírus nas localidades de São Bartolomeu e na Barra do Felipe.
O prefeito de Cariús, José Fernandes Ferreira, solicitou apoio da Polícia Militar para que a medida seja respeitada. “Vamos ter reforço de mais agentes de segurança e de uma viatura. A circulação de pessoas só será em casos necessários, segundo prevê o decreto Municipal”, disse.
Medidas restritivas
No interior do Estado, já são cinco cidades sob regime de Lockdown. A mais recente a adotar a medida foi Jardim, no Cariri cearense. A implantação da medida mais restritiva de abertura de comércio e circulação de pessoas, a exemplo de Cariús, ocorreu por decisão da administração municipal.
Em outras quatro cidades a determinação partiu do Governo do Estado, que entrou em vigor no último dia 1º: Camocim, Itarema, Acaraú e Sobral, na região Norte. Maracanaú, na região Metropolitana de Fortaleza, também está em regime de 'lockdown'. 
DN
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Redes Sociais

. Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Notícias em Aúdio

Linck 2 para a Sua Emissora

Gonverno do Estado

Clique acima e confira ou se preferir clique AQUI

Posto Pague Menos

Dra Jennifer Cabral

Cartório Belisário Melo

Curta Nossa Página no Facebook

As Mais lidas do site

Total de visualizações do Site

Arquivos do Site