ASSARÉ CE. Conheça aonde acontece Seca D'água. VEJA REPORTAGEM COM JOCELIO LEITE


Assaré é um município brasileiro do interior do estado do Ceará. Localiza-se a oeste da Chapada do Araripe, na mesorregião do Sul Cearense e na microrregião da Chapada do Araripe. Sua população foi estimada em 23 417[2] habitantes, conforme dados do IBGE de 2019, que estão distribuídos em 1.116,320 quilômetros quadrados de área total. Fica a 520 quilômetros de Fortaleza, a capital do estado do Ceará, e a 1.640 quilômetros de Brasília, a capital da República Federativa do Brasil. Assaré constitui um entroncamento rodoviário que viabiliza o acesso entre o Cariri com o sertão dos Inhamuns.

Assaré é conhecida por ser a terra natal do ilustre poeta popular, cantor, compositor e improvisador Patativa do Assaré, que até hoje se mantém vivo na memória do povo assareense; por conta disso, o município de Assaré é conhecida por muitos como " A Terra da Poesia Popular". 

FONTE  GOOGLE


AÇUDE CANOAS 

Passada a quadra chuvosa deste ano , as águas acumuladas no açude Canoas, no município de Assaré, alcançaram recuperação expressiva após 5 anos de estiagem prolongada. Registrando  cerca de 58% de volume acumulado, o reservatório reuniu condições para reativar sua operação.

Para atingir a liberação de água estipulada pelo Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe durante encontro de Alocação de Água, o açude teve de passar por manutenção em sua infraestrutura hídrica, mais especificamente na válvula dispersora do reservatório.

Para o segundo semestre de 2020, o açude Canoas vai liberar 150 litros de água por segundo (l/s), de forma que a liberação pela válvula se dará até as proximidades da ponte Assaré-Antonina do Norte.

Segundo o gerente da Companhia da Bacia do Alto Jaguaribe, Anatarino Torres, a Cogerh, em acordo com representantes da comissão gestora do reservatório, bem como da sociedade civil do município de Assaré, definiu que a liberação de água do Canoas ocorrerá a partir do dia 15 de agosto.

FONTE GOVERNO DO ESTADO

VEJA ABAIXO A REPORTAGEM COMPLETA COM JOCELIO LEITE



Postar um comentário

0 Comentários