Ministro da Saúde afirma que variante do coronavírus de Manaus é três vezes mais contagiosa


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse em audiência com senadores nesta quinta-feira (11) que informações obtidas pela pasta após análises apontam que a variante do coronavírus encontrada em Manaus é três vezes mais contagiosa.

Na última segunda-feira (8), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou os três primeiros casos dessa nova variante do coronavírus no Estado. Outras 90 notificações de casos suspeitos estão sendo analisadas. 

"Comprovamos em Manaus uma nova variante do vírus que se espalha pelo País, uma variante mais contagiosa. Graças a Deus tivemos a notícia clara de que as vacinas têm validade com essa variante ainda. É um trabalho que estávamos esperando chegar da análise do material colhido, mas ela é mais contagiosa, na nossa análise três vezes mais contagiosa", afirmou.

Nova variante

Conhecida como P.1., a nova variante foi identificada no início de janeiro pelo Japão em turistas que vieram de Manaus.
Recentemente, análises feitas pela Fiocruz Amazônia apontam que ela já corresponde por 90% dos casos de Covid no estado.

Além do Amazonas, a variante também já foi encontrada em amostras de pacientes analisadas em São Paulo e no Pará – neste último, a variante também foi encontrada em um paciente que não tinha viajado ao Estado, enquanto os outros casos eram de pessoas que tinham voltado de Manaus.

No fim de janeiro, o ministro informou que foram enviadas amostras, por meio da Fiocruz, de casos com a nova variante em Manaus para análise na Universidade de Oxford.

O Instituto Butantan também já informou que a vacina CoronaVac será testada contra a nova variante, mas os resultados ainda não foram divulgados. Fonte DN



Postar um comentário

0 Comentários