Água do S. Francisco terá novos caminhos no Ceará


Quando estiverem concluídos os ramais do Apodi, cujas obras serão iniciadas ainda neste semestre para conclusão até o fim do próximo ano, coincidindo com as eleições gerais, e do Salgado, o sistema de recursos hídricos do Ceará – graças ao planejamento estratégico que vem desde o início dos anos 1990 do Século passado – estará numa posição confortável.


São os dois últimos braços do Projeto São Francisco de Integração de Bacias que faltam ser executados para que esse empreendimento, o maior até hoje executado pelo governo da União no País – esteja definitivamente concluído, o que demandará no mínimo mais dois anos e investimentos estimados em R$ 1,7 bilhão.

Segundo o secretário de Recursos Hídricos, engenheiro Francisco Teixeira, a intenção do governo cearense é armazenar as águas do São Francisco, “quando for preciso”, nos seus dois maiores reservatórios do estado: o Orós e o Castanhão.

Para chegar ao Castanhão o percurso das águas será o seguinte: Canal Norte-Ramal do Apodi-Ramal do Salgado-Rio Salgado-Rio Jaguaribe-Castanhão.

Para chegar ao Orós, o caminho das águas do São Francisco será este: Canal Norte-Cinturão das Águas (CAC)-Rio Cariús-Rio Jaguaribe-Orós.

De acordo com Teixeira, esse duplo sistema beneficiará os dois maiores núcleos populacionais, o da Região do Cariri e o da Região Metropolitana de Fortaleza, beneficiando, igualmente as áreas de maior e mais valorizada atividade agropecuária – Cariri e o Vale do Jaguaribe.
Fonte: Diário do Nordeste 



Postar um comentário

0 Comentários