Lula rebate críticas dos EUA e afirma que Brasil não aceitará interferência internacional.


Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou nesta terça-feira (9), durante viagem ao Amazonas, a defesa da soberania nacional diante das investidas do governo dos Estados Unidos contra o Brasil. O petista indicou que não aceitará interferência de políticas externas no território brasileiro.

A declaração acontece no mesmo dia em que a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o governo norte-americano não terá medo de usar o poder militar e econômico contra qualquer país para garantir a liberdade de expressão.

Essa fala se deu em resposta a um questionamento sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes contra a democracia.

“Esses caras vivem na pachorra de mandar gente para cá, para cá (sic), para cá dos Estados Unidos, para falar mal do Brasil e dizer que o Jair Bolsonaro é inocente. O pai dele não é inocente. Até entendo um filho defender o pai, mas o pai dele não é inocente”, disse Lula, referindo-se ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está em território norte-americano pedindo sanções contra o Brasil.

O titular do Planalto enfatizou que o Brasil é um país soberano e capaz de enfrentar seus desafios sem interferência internacional.

“Esse país precisa passar por esse momento histórico e saber erguer a cabeça erguida. Esse país é soberano, esse país já fez sua independência, esse país tem uma Constituição que dá regras de funcionamento. Cansamos de ser tratados como se não tivéssemos capacidade de cuidar do nosso território. Cuidamos nós”, finalizou Lula.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também criticou o Brasil em decorrência do que chamou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, alvo de ações no Supremo Tribunal Federal (STF). Inclusive, o republicano enviou uma carta endereçada a Lula onde chamou as condenações contra o político brasileiro de “vergonha internacional”. 







Postar um comentário

0 Comentários