Polícia resgata animal silvestre criado irregularmente em propriedade rural no Ceará.


Uma composição do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resgatou, na manhã desta segunda-feira (1º), um filhote de veado-catingueiro que estava sendo criado ilegalmente em uma propriedade no Sítio Várzea Grande, zona rural de Lavras da Mangabeira. A ação ocorreu por volta das 9h30, após a equipe receber uma denúncia anônima.

Durante a fiscalização, os policiais constataram a veracidade da informação e encontraram o animal silvestre em um dos cômodos residenciais do proprietário, um agricultor de 60 anos, que mantinha o filhote em cativeiro sem a devida autorização.

Diante da situação, ele foi conduzido com o animal até a Delegacia Municipal de Lavras da Mangabeira, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. A legislação prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem mantiver em cativeiro animais silvestres sem permissão, licença ou autorização do órgão competente.

O filhote de veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) foi apreendido e encaminhado para a ONG BiodiverSe, onde passará por um período de triagem, receberá cuidados veterinários e passará por readaptação até ser devolvido ao seu habitat natural. 







Postar um comentário

0 Comentários