Operação Nocaute X prende integrantes de facções ligadas ao tráfico e homicídios.


A disputa por territórios entre duas facções cariocas que expandiram suas atividades criminosas para a Grande Fortaleza resultou em uma onda de ataques e expulsões de moradores nos últimos dias. Como resposta, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil do Ceará deflagrou uma série de ações que culminaram na prisão de integrantes e desarticulação de dois grupos ligados às organizações criminosas, entre quarta (29) e quinta-feira (30).

A Operação Nocaute X, realizada nesta quinta-feira (30), teve como foco um braço do Comando Vermelho (CV) suspeito de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas no município de São Gonçalo do Amarante e áreas vizinhas. O grupo vinha atuando de forma violenta para impor domínio sobre a região, segundo as investigações.

Prisões e apreensões

A ofensiva da Draco resultou no cumprimento de nove mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão. Durante as diligências, os agentes apreenderam armas de fogo, munições e entorpecentes.
Três dos investigados, que já eram alvos dos mandados, foram ainda autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Conexão com a operação no Rio

O Comando Vermelho, facção de origem carioca que domina a maior parte do tráfico de drogas no Ceará, foi também o principal alvo da megaoperação policial no Rio de Janeiro, ocorrida na última terça-feira (28). A ação no estado fluminense terminou com mais de 120 mortos, entre eles quatro cearenses ligados à facção.

As forças de segurança do Ceará afirmam que a atuação local está alinhada a uma estratégia nacional de enfrentamento às facções, com foco em desarticular ramificações interestaduais e enfraquecer a rede criminosa que age de forma integrada entre estados. 









Postar um comentário

0 Comentários