Mais de 30% dos municípios cearenses têm ex-prefeitos candidatos


Em alguns municípios cearenses, eleitores devem se deparar com antigos conhecidos nas urnas. Levantamento realizado pelo Sistema Verdes Mares identificou que, pelo menos, 57 ex-prefeitos tentam retornar ao comando dos executivos municipais.

Estas lideranças ficaram fora da prefeitura por alguns mandatos, mas agora concorrem novamente aos cargos em 56 cidades do Ceará. A repetição de antigas figurinhas revela uma ausência de renovação das lideranças políticas, principalmente em municípios menores.

Dentre aqueles que tentam voltar ao poder, existem os que venceram as eleições em 2012, mas não conseguiram a reeleição nas últimas disputas municipais, em 2016.

Outros casos comuns são os ex-gestores que foram eleitos para dois mandatos, em 2008 e 2012. Portanto, não poderiam concorrer em 2016 — a legislação brasileira permite apenas dois mandatos consecutivos no Executivo. Agora, após um intervalo de quatro anos, eles retornam às urnas para tentar mais um mandato.

Alguns outros conquistaram um ou dois mandatos na prefeitura dos municípios nos últimos 16 anos e agora voltam a disputar o cargo.

O levantamento foi feito com base nos dados disponíveis no sistema do Tribunal Superior Eleitoral, Divulgacand 2020, que é onde ficam as informações das eleições municipais desde 2004.






Postar um comentário

1 Comentários